Entretenimento Levado a Sério.
Conheça alguns jogos divertem instruindo.

Deixando de lado a apresentação quase sempre simplista dos tradicionais passatempos educativos, e empregando os mesmos princípios encontrados na maioria dos jogos eletrônicos convencionais, os Serious Games, segmento especializado no desenvolvimento de títulos que buscam ensinar ou instruir os jogadores durante o desenrolar das partidas, têm conquistado um número cada vez maior de simpatizantes. Usando como pano de fundo gêneros consagrados, como os populares simuladores e as batalhas estratégias em tempo real, os jogos designados como sérios mesclam boas doses de entretenimento com a propagação gradual de informações, em que objetivos bem definidos exploram atividades diversas como o conhecimento de novas tecnologias, o planejamento das finanças pessoais, o gerenciamento de empresas e a importância da ajuda humanitária, entre outros.


Em NanoMission, além de abordar as vantagens da aplicação da nanotecnologia na medicina, também são ensinados conceitos sobre o fluxo sanguíneo e a função de cada um dos seus componentes.


E apesar de não haver ainda uma oferta abundante desses tipos de jogos, alguns exemplos já demonstram as várias aplicações que eles podem ter no futuro. Além do polêmico America's Army, desenvolvido pelo governo norte-americano em 2002 para treinar tropas militares, é possível encontrar opções com propósitos mais didáticos, como o interessante e recém-lançado NanoMission. Produzido pela PlayGen e com o objetivo de introduzir os benefícios da nanotecnologia na medicina, jogadores a partir dos 12 anos poderão enfrentar virtualmente doenças como tumores guiando uma minúscula sonda por dentro de um corpo humano, na tentativa de erradicar células defeituosas. A presença de personagens marcantes humanizam a experiência, e as detalhadas explicações sobre os cuidados que se devem ter durante a exploração do fluxo sanguíneo ajudam a ensinar os principais mecanismos de defesa do organismo e a importância dos elementos presentes no sangue. A primeira missão integral pode ser transferida gratuitamente nesse endereço.


Exploração, habilidade em se locomover sem colidir com os vários componentes do sangue e um pouco de pontaria são alguns dos destaques de NanoMission.


Igualmente abordando a nanotecnologia no combate aos males em proporções celulares, mas com um propósito diferente, Re-Misson também promove uma longa e fascinante viagem no interior do corpo humano. Dividido em 20 missões, cada uma detalhando um tipo específico de tratamento e a sua real eficácia no combate à enfermidade, o jogo de tiro em terceira-pessoa reúne ação e exploração que são ambientados em belos e ricos cenários. A versão gratuita, que totaliza 1.9GB e somente é recomendável a quem estiver conectado via banda larga, pode ser obtida nesse endereço. Transfira todas as quatro partes em uma mesma pasta e execute a primeira para descompactá-lo. Há também a prática opção de adquirir o jogo em um prático DVD diretamente no site oficial.


Com qualidade profissional, Re-Mission conta com 20 estágios, cada um abordando um tipo de tratamento diferente.


Desenvolvido para divulgar o programa de combate à fome promovido pela ONU, Food-Force convida o jogador a integrar uma equipe na nobre missão de prestar assistência à população da fictícia ilha de Sheyland, localizada no Oceano Índico. Atravessando um rigoroso período de seca e as agruras de uma guerra civil, o jogo oferece ao todo seis atribuições diferentes, em que é preciso localizar aldeias isoladas precisando de ajuda, produzir pacotes de refeições completas e balanceadas sem correr o risco de quebrar o orçamento, coordenar e distribuir eficientemente as doações e criar uma estratégia eficaz para trazer prosperidade à população. Bem produzido e disponível tanto para o Windows quanto para o Mac, é um excelente exemplo de como os jogos podem servir como um meio viável de conscientização.


Uma das missões de Food-Force, cujo objetivo é distribuir, por via aérea, pacotes de alimentos para os necessitados.


Com uma abordagem mais acadêmica, Thinking Worlds se sobressai pela maneira natural com que os desafios devem ser enfrentados e na forma peculiar usada para concluir com êxito as tarefas. Percorrendo por um ambiente tridimensional, que pode ser as dependências de uma instituição de ensino ou os castelos medievais inspirados em um clássico da literatura, o jogador precisará coletar diversos itens para resolver enigmas e pesquisar por informações para responder corretamente às perguntas. Abordando assuntos como biologia, física, química, gerenciamento empresarial e até a como conviver em harmonia com a sociedade, obtê-lo é um pouquinho mais complicado, mas vale o esforço pela qualidade e versatilidade da obra. Após visitar esse endereço, transfira o pacote principal ("Application Suite") e os demais módulos, agrupados na mesma página. Instale-os em seguida e crie um rápido e gratuito cadastro no site, clicando no botão "Get Product Activation Key" para receber, via e-mail, uma chave de ativação, que deverá ser inserida na primeira vez em que o jogo for executado. Maiores informações sobre os objetivos das tarefas e a melhor forma de concluí-las podem ser obtidas durante as conversas com os demais personagens e com o auxílio do PDA que acompanha o jogador. É necessário um conhecimento básico do idioma inglês para poder entender os desafios e prosseguir na aventura.

Sem precisar recorrer à violência, e deixando de ser apenas uma mera forma de entretenimento, mais opções de jogos que seguem essa modalidade podem ser encontrados facilmente na internet, relacionados em sites como Social Impact Games, SeriousGames e SeriousGamesSource.