Crie as Suas Próprias Animações de Palitos de Fósforo!
Ao assistir à série de animação XiaoXiao, ficou com vontade de criar as suas próprias sequências de animação, mas não sabia por onde começar? Acha tedioso ter que desenhar cada um dos quadros individualmente e sempre achou que deveria haver um meio mais rápido e prático de criar essas animações? Então não deixe de conferir o ótimo utilitário Pivot, desenvolvido por Peter Bone e disponível gratuitamente no seu site pessoal. Com ele, é possível criar livremente essas animações com personagens de palito de fósforos com extrema rapidez e facilidade.

Antes de começar a criar as suas próprias produções, abra o arquivo tower_fall.piv (ele está incluído no pacote) para ver um exemplo do tipo de animação que pode ser criada pelo programa. Assim que o carregamento da sequência for concluído, clique no botão Play para executar a animação. Note que na parte superior do aplicativo, logo abaixo da barra de menus, estão agrupados todos os quadros que fazem parte da animação. Para editar qualquer um desses quadros, clique sobre ele e faça as modificações necessárias no aréa de trabalho do aplicativo.
Para começar logo a criar as suas animações, siga esses passos simples:

Depois de transferir e executar o aplicativo, clique em File -> New para dar início a uma nova área de trabalho. Note que já há um boneco no interior do primeiro quadro, com vários pontos vermelhos espalhados pelo seu corpo. Esses pontos são as articulações usadas para criar o movimento do boneco. Como estamos fazendo apenas uma animação simples, deixe esse quadro como está e clique no botão Next Frame para adicionar o próximo quadro.

O novo quadro é exatamente como o anterior, e é aqui que serão feitas as alterações no boneco para criar os primeiros movimentos. Clique e não solte o botão esquerdo do mouse sobre uma das suas articulações e arraste o cursor até um novo ponto (no exemplo acima, alterei tanto o braço, quanto a cabeça). Note que a posição do boneco do quadro anterior continua visível, em linhas acinzentadas. Essas linhas servem para guiá-lo nas alterações. Depois de terminado esse quadro, clique novamente no botão Next Frame, faça as alterações necessárias no novo quadro e continue assim, até que toda a sequência esteja pronta.
Para que a animação flue suavemente, crie vários quadros, com pequenas alterações entre eles. Terminada a animação, salve o seu trabalho primeiro no formato nativo do utilitário, permitindo que novas alterações sejam feitas no futuro, e depois exporte-o no formato Gif animado. Há também a opção de salvar cada quadro individualmente, no formato Bitmap.

Um utilitário dessa natureza não estaria completo sem oferecer um editor de personagens. Pivot também oferece um, bastante simples, que pode ser acessado a partir do comando File -> Create Figure Type. Através dele e suas ferramentas básicas, é possível criar os mais diversos personagens feitos de palitos de fósforo.
Para transferir o utilitário, visite essa seção do seu site oficial (somente para Windows, o arquivo a ser transferido pesa apenas 397Kbytes). Não deixe de criar também as suas animações!