Recuperando Gratuitamente Arquivos e Diretórios Removidos!
Ter alguns arquivos e/ou diretórios apagados acidentalmente por um usuário distraído não pode ser considerado um ato raro. Tanto que, a partir do Windows 95, foi introduzido o conceito da lixeira, que reserva um espaço no disco rígido onde são copiados todos os arquivos e pastas removidos, permitindo uma fácil recuperação em caso de acidentes. No entanto, há certos casos em que nem a lixeira poderá ajudá-lo(a). Por exemplo, se a lixeira estiver desativada, nada será gravado nela. O mesmo acontece se o volume de arquivos apagados estourar o limite de armazenamento da lixeira, sem contar com o pior dos casos: ser atacado por vírus (eles não enviam uma cópia do que é apagado para a lixeira). O que podemos fazer então para tentar recuperara esses dados?
Pesquisando rapidamente na internet, você encontrará dezenas de boas opções de utilitários que servem para recuperar esses dados apagados, como o ótimo e totalmente gratuito Handy Recovery. Oferecendo suporte para todas as versões de 32 bits do Windows e para os sistemas de arquivos FAT (12, 16, 32) e NTFS, o utilitário tem uma interface bastante amigável e de fácil manipulação, permitindo uma rápida e indolor recuperação dos dados.

Assim que o utilitário for executado, você verá uma tela como a exibida acima. A seleção do drive onde se encontram os dados a serem recuperados é feita a partir da caixa de combinação existente no painel da esquerda. Assim que o drive estiver especificado, clique no botão Analyze para dar início ao processo de análise do conteúdo do drive.

Para testar a funcionalidade do programa, criei um diretório de teste, copiei alguns arquivos e pastas e, em seguida, os removi (na minha máquina, a Lixeira está desativada). Para recuperá-los, não poderia ser mais fácil: depois de analisar o drive e navegar até a pasta de teste (a interface do programa é bastante similar ao do Windows Explorer), selecionei todo o seu conteúdo, cliquei com o botão direito do mouse sobre os itens selecionados e ativei o item Recover...

Em seguida, a seguinte caixa de diálogo é exibida, onde é possível especificar em que drive e pasta você deseja copiar os arquivos recuperados. Se você tiver mais de uma unidade (por exemplo, C:, D:, etc), é recomendável selecionar um drive diferente ao dos arquivos que estão sendo recuperados.
Um sistema de ajuda online também está disponível, onde é possível tirar todas as suas dúvidas sobre como operar o programa. Note, porém, que nenhum programa desse tipo é milagroso, já que é impossível, ou quase impossível, recupar algo que foi sobrescrito fisicamente no drive. Portanto, assim que você perceber que apagou acidentalmente alguns arquivos e/ou pastas, rode imediatamente o utilitário para tentar recuperá-los e não grave nada na unidade durante o procedimento. Para transferí-lo, visite essa seção do site oficial. Aproveite para conhecer também os outros utilitários desenvolvidos pela SoftLogica, como o Outlook Spam Filter e LoadScout (esses utilitários, no entanto, não são gratuitos).