Puppet Tool!

Se lembram do SodaPlay, impressionante aplicativo desenvolvido em Java onde você podia simular os movimentos de bonecos/robôs alterando as propriedades de suas articulações (entre outras coisas)? Pois é, Puppet Tool, desenvolvido em Shockwave por Frédéric Durieu e baseado no mesmo conceito do SodaPlay, também é bastante interessante, já que permite que você controle e altere as articulações de alguns animais como cavalo, besouro, girafa, pinguim e caranguejo. E são tantos os parâmetros que você pode alterar que é possível criar, com extrema facilidade, movimentos bastante naturais e convincentes (ou verdadeiros monstros derivados desses animais).




Dependendo do animal escolhido, é possível assití-lo desempenhando diversas ações como andar, correr, se alimentar etc.




Cada animal tem o seu corpo dividido em várias partes, que podem ser alterados livremente modificando os controles localizados à esquerda da aplicação (basta clicar sobre uma parte do animal). O eixo de conexão de cada um desses membros também podem ser alterados, como demonstrado na imagem abaixo.




Aqui, podemos alterar os três eixos que servem para dar mobilidade à cabeça do cavalo: basta clicar sobre um desses pontos e arrastar para a localização desejada.




Não deixe mesmo de conferir, é realmente muito interessante (recomendável estar com uma resolução de 1024x768 ou superior).