Ajustando o Volume dos Seus MP3s!

Se para completar a sua coleção musical você utiliza programas como WinMX, KazaALite e similares, já deve ter percebido um problema sutil: a diferença que existe no volume das músicas. Isto acontece porque geralmente usamos fontes diferentes para cada uma das músicas, que são codificadas utilizando parâmetros e utilitários diferentes. E como é muito irritante ter que ajustar o volume a cada nova faixa, o melhor a fazer é corrigir este problema usando um utilitário como o ótimo e gratuito MP3Gain. Com a sua interface simples e intuitiva, basta selecionar os arquivos ou pastas onde estão localizadas as músicas que você deseja ajustar, especificar o volume final desejado (medido em decibéis, valores entre 89dB e 94dB são os mais recomendados) e selecionar um dos dois métodos para analisar e/ou converter os seus arquivos: Radio ou Album. O primeiro método ajusta as músicas usando o valor definido e o último faz o ajuste proporcionalmente. A boa notícia é que quando são realizados os ajustes, as músicas não perdem em nada a qualidade (a conversão é Lossless). Isto significa que se você não gostar do resultado obtido, basta converter novamente usando outros valores. Não deixe de ler a ótima documentação que acompanha o utilitário para obter maiores informações sobre como o processo é realizado e conferir alguns exemplos de seu uso.




Analisando os arquivos é possível perceber a diferença existente no volume de um conjunto de músicas.




A seguir, algumas dicas breves para quem deseja começar a converter rapidamente os seus arquivos: 1. Mesmo não havendo perda de qualidade na conversão, é sempre recomendável trabalhar primeiro com as cópias de seus arquivos (ou ter um backup disponível para caso de ocorrer algum problema); 2. Evite estipular valores muito altos para o volume, já que as músicas poderão ficar desnecessariamente distorcidas. Valores entre 89dB e 94dB são suficientes; 3. Para que todas as músicas estejam com o mesmo ajuste de volume, use o método Radio. O modo Album somente é recomendável em alguns poucos casos, como ilustrado na documentação do utilitário; 4. Mesmo não sendo necessário, procure analisar os seus arquivos antes de fazer a conversão. Isso é útil para ver se realmente há necessidade de converter os arquivos.



Para fazer o download do MP3Gain, visite o site oficial. Os links estão localizados na parte inferior da página e é altamente recomendável pegar a versão completa (2.7Mbytes). Um fórum onde você poderá sanar as suas dúvidas também está disponível. Não deixe mesmo de conhecer este utilitário!