Ferramentas boas, bonitas e de graça.
Crie documentos compatíveis com o MS Office usando apenas o navegador!
Publicado originalmente em 29 de maio de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Para quem que, com frequência, edita textos, cria planilhas de cálculo e gera apresentações multimídia, certamente possui instalado no disco rígido uma suíte de aplicativos desenvolvidos especificamente para auxiliar nessas tarefas, como os populares pacotes Microsoft Office ou o StarOffice. Porém, com a crescente popularização de sites que usam da tecnologia Ajax, em conjunto com as já consagradas Java e Flash, tem surgido na internet um número cada vez maior de aplicações sofisticadas que podem ser consideradas como ótimas alternativas --e até mesmo bons substitutos-- para a criação e manutenção desses tipos de documentos.


Criar documentos compatíveis com o Microsoft Word nunca foi tão fácil ou barato. Basta um computador conectado à internet para ter, diretamente da tela do navegador, um sofisticado processador de textos, com todos os recursos e perfumarias.


Geralmente referenciadas como "Web Office" ou, mais genericamente, como "Web Tools", essas ferramentas oferecem uma série de benefícios e vantagens, como a possibilidade de criar e manter documentos a partir de qualquer computador conectado à internet, dispensar a instalação de softwares específicos e não estar amarrada a nenhum sistema operacional em particular, já que rodam diretamente na janela do navegador. Isso, aliado a outras características presentes na maioria dos serviços, que incluem a capacidade de ler e escrever documentos em formatos conhecidos como Microsoft World e Excel e permitir o armazenamento central dos dados, que favorece a edição cooperativa dos dados entre membros de um mesmo grupo, têm seduzido cada dia mais um número crescente de novos adeptos.


Criar apresentações multimídia compatíveis com o Microsoft Powerpoint também é rápido e descomplicado. E ainda é possível gravar o arquivo localmente no disco rígido.


Entre os serviços que mais têm se destacado ultimamente está a suíte de utilitários gratuitos oferecidos pelo site ThinkFree Online. Apresentando uma interface bastante familiar para quem está acostumado a trabalhar com o Office e oferecendo uma generosa quota em disco de 1Gb para armazenar os documentos, basta se cadastrar no site (clique em "Sign In") e confirmar o e-mail enviado automaticamente após o registro para ter, de imediato, um sofisticado ambiente composto por três editores para criar e gerenciar documentos de texto, planilhas e apresentações multimídia.

E embora essas ferramentas possam aparentar um pouco complicadas no início, basta explorar por alguns minutos a sua interface para perceber que o seu uso não é tão complicado como parece. Por exemplo, para criar um documento de texto compatível com o Word, clique no ícone com a imagem da letra "W", localizado logo abaixo da barra cujo título é "WEBTOP", e especifique um nome para identificá-lo no sistema. Observe que duas versões diferentes do editor são oferecidas: "Quick Edit", indicada para a criação de documentos simples; e "Power Edit", opção mais parruda e que é ideal para quem precisa de recursos avançados de formatação. Selecione esse último e clique no botão "Create a New File". Em poucos momentos será exibido o editor, com todos os recursos e facilidades esperados de um aplicativo de grande porte, como barras de ferramentas, menus de contexto e até um corretor ortográfico em português, que avalia, em tempo real, o texto digitado e fornece sugestões para os possíveis erros.

Os arquivos criados no editor podem ser gravados tanto nos servidores do site, quanto localmente no disco rígido. Nesse caso, clique em "File" -> "Save As..." e, ao invés de escolher uma das ramificações da pasta "WebTop", selecione o drive e o diretório onde deseja gravá-los. Note que é possível exportar os arquivos para o formato PDF e que todos os demais editores funcionam de maneira similar, sendo ativados a partir dos seus respectivos ícones na página principal, juntamente com um sistema de ajuda online.


Opções mais leves, ideais para computadores menos potentes, também podem ser encontradas na internet, como o ótimo e cheio de recursos iRows.


Quem preferir optar por aplicações leves e não faz questão dos recursos mais avançados que raramente são usados, poderá encontrar na internet ferramentas igualmente gratuitas e fáceis de serem operadas. Para criar planilhas de cálculo, por exemplo, ilustradas com gráficos estatísticos, os sites iRows e EditGrid podem ser ótimas alternativas. Cinco ferramentas de escritório que também merecem destaque e que são constantemente atualizadas estão relacionadas no site ajaxLaunch, embora essas somente sejam compatíveis com o navegador FireFox. E Writely, editor de textos promissor que foi recentemente adquirido pelo Google, também é uma ótima opção, embora a inscrição para novas contas esteja temporariamente fechada.