Ferramentas boas, bonitas e de graça.
Crie documentos compatíveis com o MS Office usando apenas o navegador!
Publicado originalmente em 29 de maio de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Para quem que, com frequência, edita textos, cria planilhas de cálculo e gera apresentações multimídia, certamente possui instalado no disco rígido uma suíte de aplicativos desenvolvidos especificamente para auxiliar nessas tarefas, como os populares pacotes Microsoft Office ou o StarOffice. Porém, com a crescente popularização de sites que usam da tecnologia Ajax, em conjunto com as já consagradas Java e Flash, tem surgido na internet um número cada vez maior de aplicações sofisticadas que podem ser consideradas como ótimas alternativas --e até mesmo bons substitutos-- para a criação e manutenção desses tipos de documentos.


Criar documentos compatíveis com o Microsoft Word nunca foi tão fácil ou barato. Basta um computador conectado à internet para ter, diretamente da tela do navegador, um sofisticado processador de textos, com todos os recursos e perfumarias.


Geralmente referenciadas como "Web Office" ou, mais genericamente, como "Web Tools", essas ferramentas oferecem uma série de benefícios e vantagens, como a possibilidade de criar e manter documentos a partir de qualquer computador conectado à internet, dispensar a instalação de softwares específicos e não estar amarrada a nenhum sistema operacional em particular, já que rodam diretamente na janela do navegador. Isso, aliado a outras características presentes na maioria dos serviços, que incluem a capacidade de ler e escrever documentos em formatos conhecidos como Microsoft World e Excel e permitir o armazenamento central dos dados, que favorece a edição cooperativa dos dados entre membros de um mesmo grupo, têm seduzido cada dia mais um número crescente de novos adeptos.


Criar apresentações multimídia compatíveis com o Microsoft Powerpoint também é rápido e descomplicado. E ainda é possível gravar o arquivo localmente no disco rígido.


Entre os serviços que mais têm se destacado ultimamente está a suíte de utilitários gratuitos oferecidos pelo site ThinkFree Online. Apresentando uma interface bastante familiar para quem está acostumado a trabalhar com o Office e oferecendo uma generosa quota em disco de 1Gb para armazenar os documentos, basta se cadastrar no site (clique em "Sign In") e confirmar o e-mail enviado automaticamente após o registro para ter, de imediato, um sofisticado ambiente composto por três editores para criar e gerenciar documentos de texto, planilhas e apresentações multimídia.

E embora essas ferramentas possam aparentar um pouco complicadas no início, basta explorar por alguns minutos a sua interface para perceber que o seu uso não é tão complicado como parece. Por exemplo, para criar um documento de texto compatível com o Word, clique no ícone com a imagem da letra "W", localizado logo abaixo da barra cujo título é "WEBTOP", e especifique um nome para identificá-lo no sistema. Observe que duas versões diferentes do editor são oferecidas: "Quick Edit", indicada para a criação de documentos simples; e "Power Edit", opção mais parruda e que é ideal para quem precisa de recursos avançados de formatação. Selecione esse último e clique no botão "Create a New File". Em poucos momentos será exibido o editor, com todos os recursos e facilidades esperados de um aplicativo de grande porte, como barras de ferramentas, menus de contexto e até um corretor ortográfico em português, que avalia, em tempo real, o texto digitado e fornece sugestões para os possíveis erros.

Os arquivos criados no editor podem ser gravados tanto nos servidores do site, quanto localmente no disco rígido. Nesse caso, clique em "File" -> "Save As..." e, ao invés de escolher uma das ramificações da pasta "WebTop", selecione o drive e o diretório onde deseja gravá-los. Note que é possível exportar os arquivos para o formato PDF e que todos os demais editores funcionam de maneira similar, sendo ativados a partir dos seus respectivos ícones na página principal, juntamente com um sistema de ajuda online.


Opções mais leves, ideais para computadores menos potentes, também podem ser encontradas na internet, como o ótimo e cheio de recursos iRows.


Quem preferir optar por aplicações leves e não faz questão dos recursos mais avançados que raramente são usados, poderá encontrar na internet ferramentas igualmente gratuitas e fáceis de serem operadas. Para criar planilhas de cálculo, por exemplo, ilustradas com gráficos estatísticos, os sites iRows e EditGrid podem ser ótimas alternativas. Cinco ferramentas de escritório que também merecem destaque e que são constantemente atualizadas estão relacionadas no site ajaxLaunch, embora essas somente sejam compatíveis com o navegador FireFox. E Writely, editor de textos promissor que foi recentemente adquirido pelo Google, também é uma ótima opção, embora a inscrição para novas contas esteja temporariamente fechada.

A incrível Odisséia dos Jogos Eletrônicos...
Contada Através da Internet!
Publicado originalmente em 29 de maio de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".




Para promover a cobertura de jogos eletrônicos na sua programação, o site da MTV Norte Americana colocou no ar um divertido jogo online que procura resumir, em 16 mini-games, parte da história da evolução dos jogos.

Dividido em 4 eras, Obsessed tem como ponto de partida o período anterior ao surgimento dos vídeo-games, recriando a atmosfera de passatempos simples como o jogo-da-forca e ligue-os-pontos. Da segunda era em diante, o jogador é transportado para uma viagem nostálgica, percorrendo desde os primeiros jogos eletrônicos comerciais surgidos na década de 70, como Pong e Space Invaders, até a era de ouro dos arcades, com os clones de Frogger e Bricks, entre outros. A última era é representada pelos jogos modernos, como os de tiro em primeira pessoa e corrida de veículos.

Desenvolvido em Flash e oferecendo bons gráficos e uma ótima trilha sonora condizente com as suas respectivas eras, o jogo pode parecer demasiadamente fácil no início, mas não desanime: após completar as primeiras fases, o ritmo fica frenético, aumentando significamente o seu grau de dificuldade.

Código Da Vinci em Panoramas
Publicado originalmente em 29 de maio de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".



Pegando carona no lançamento do filme O Código Da Vinci, o site Panoramas.dk disponibilizou 14 belos panoramas com algumas das principais localizações presentes na história. Destaque especial para uma versão detalhadíssima do quadro A Santa Ceia.



Para poder vê-los é preciso ter instalado o plugin do QuickTime.

Dominando a arte do Origami na era Digital.
Publicado originalmente em 15 de maio de 2006 no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Origami, a antiga arte japonesa de criar objetos usando apenas folhas de papel como matéria-prima, encanta gerações há séculos e é bastante popular por aqui. Afinal, quem nunca aprendeu a fazer aviões, barquinhos e chapéus de papel durante os tempos de colégio? Mas muito mais do que um simples passatempo ou mera brincadeira de criança, o origami -- também conhecido como dobradura -- traz inúmeros benefícios para quem o pratica, como o aumento da habilidade motora de ambas as mãos e uma melhor compreensão de objetos tridimensionais. Considerado também como um ótimo meio para
estimular a memória e incentivar a criatividade, a sua prática é indicada para pessoas de todas as idades.

E para quem aprecia essa nobre e acessível forma de arte e gostaria de aprender a criar novos objetos, irá encontrar na internet uma oferta quase ilimitada de sites especializados no assunto, como o ótimo e recentemente traduzido para o inglês Origami Club. Oferecendo um numeroso acervo de diagramas para entusiastas de todos os níveis, o site se destaca pelo didático player online que ensina, em detalhadas animações passo-a-passo, a como criar desde os mais simples objetos, como caixas e aviões, até os mais complexos, como peças modulares compostas por vários objetos intercalados. Excelente para os principiantes que desejam aprender alguns truques básicos sobre como devem ser dobradas as folhas, essa ferramenta é igualmente útil para os praticantes mais experientes, que gostariam de criar peças mais elaboradas mas ainda se confundem com os complicados esquemas geralmente usados pelos diagramas.


Todos os passos necessários para fazer os objetos são mostrados em detalhes no player.


Para colocar a mão na massa, é fácil: após visitar o site e escolher uma das categorias principais, clique sobre um objeto que tenha a palavra "(anime)" impresso ao lado do seu grau de dificuldade. Uma imagem do objeto finalizado será exibida em seguida, juntamente os botões "Diagram", que carregará uma imagem com as instruções sobre como montá-lo e que pode ser impressa facilmente, e "Animation", que carrega o player. Clique nesse último para ativá-lo e depois clique no botão "Start" para dar início ao tutorial. Observe que, durante o andamento da animação, é possível interromper, avançar e retroceder cada um dos passos, assim como alterar a velocidade da apresentação.


Em Paper Folding 3D, clique e arraste o cursor do mouse sobre o painel principal para modificar a perspectiva. Para selecionar o objeto a ser exibido, clique em uma das categorias da listagem da esquerda e escolha, na lista da parte inferior da janela, o que deseja criar, dando um duplo clique sobre o item.


Se preferir aprender a criar alguns objetos sem precisar estar conectado à internet, o software Paper Folding 3D pode ser uma boa alternativa. Com uma interface amigável e fácil de ser operada, é possível acompanhar a criação do objeto em um ambiente tridimensional, com total liberdade para examinar cada uma das dobras nos seus mínimos detalhes. A versão gratuita, no entanto, oferece suporte para apenas 14 diagramas, ao contrário dos 130 da versão completa.

Após dominar as técnicas básicas, nada melhor do que tentar recriar objetos mais complexos e detalhados. Em Oriland, site mantido por Yuri e Katrin Shumakov, dois craques na arte de produzir belas esculturas de papel, é possível encontrar, além de dicas e diagramas de nível intermediário, uma farta galeria com belos exemplos para quem estiver à procura de novas idéias e inspirações. Nos sites Canon Creative Park e Yamaha Papercraft , estão reunidas dezenas de guias completos que podem ser transferidos gratuitamente e que servem para criar os mais variados tipos de objetos de papel, não se limitando apenas ao universo dos origamis. E dez modelos exclusivos de aviõezinhos de papel podem ser aprendidos ao visitar o site BestPaperAirPlanes.

FunPods: Passatempos Divertidos!
Publicado originalmente em 15 de maio de 2006 no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Procurando por passatempos divertidos na internet? No descompromissado site FunPods, estão reunidas 8 curiosas distrações, como o hilariante Bonobo's Bongos. Com o objetivo de tentar reproduzir as batucadas em um tambor produzidas por um chimpanzé, o jogo lembra uma versão simplificada e bem humorada do antigo brinquedo Genius.


Para imitar a sequência de batucadas feitas pelo chimpanzé da esquerda, clique com o cursos do mouse sobre o tambor do da direita. Se acertar o ritmo sem cometer erros, ambos celebram. As primeiras sequências até podem ser fáceis, mas na medida em que o jogador avança, o grau de complexidade se eleva consideravelmente.


Não deixe de conhecer também os divertidos Hurtle's Halfpipe, onde você deve controlar uma tartaruga em uma pista halfpipe, e Hypnotic Goldfish, despretencioso passatempo onde é possível "ler" o pensamento de um peixe dourado.

Se ao invés de ser exibido o clip aparecer um retângulo vazio com um "X" no seu interior, será preciso instalar o plugin do Shockwave. Clique aqui para instalá-lo (é gratuito).

YouTube e Google Video Sem Mistérios.
Veja como transferir os vídeos sem maiores dificuldades.
Publicado originalmente em 08 de maio de 2006 no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Você gostaria de fazer uma coleção com alguns dos filminhos mais bacanas que estão armazenados em sites como YouTube e Google Video? Usa conexão discada e não está conseguindo assistir aos vídeos sem que haja freqüentes interrupções e engasgos? Para ambos os casos, gravar esses vídeos no disco rígido é a melhor opção, pois permite que eles sejam exibidos posteriormente sem a necessidade de estar conectado à internet. Mas como é possível obter esses clips se a maioria dos serviços de hospedagem gratuita de vídeos não oferece uma opção para salvá-los?

Uma das formas mais simples de resolver esse problema é contar com a ajudinha de sites criados especificamente para essa função. Um dos mais populares é o KeepVid.com, que suporta a transferência de vídeos armazenados em 46 sites diferentes e é atualizado constantemente para acrescentar novas funcionalidades. Outro que também tem chamado a atenção ultimamente é o VideoDownloader.net, oferecendo suporte para 58 sites. Ambos funcionam rigorosamente da mesma forma.

Para transferir um clip, é simples: especifique o endereço da página que exibe o vídeo que você deseja transferir e pressione o botão "Download" para dar início ao processo. Em questão de segundos será exibida, logo abaixo, uma referência direta para a transferência do arquivo, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre o link fornecido e selecionar a opção "Salvar destino como..." (gerenciadores de downloads também são suportados). Observe que se o vídeo estiver hospedado no YouTube, será necessário acrescentar a extensão FLV ao final do nome.

Dependendo de onde o vídeo estiver hospedado, ele poderá estar codificado no formato FLV (Flash Video). Como a maioria dos programas de exibição de vídeos ainda não oferece suporte para esse formato, muitos usuários estão convertendo os vídeos para outros mais conhecidos, como MPEG ou AVI. Mas para quem quiser apenas exibí-los no computador, além da conversão ser desnecessária, ela não é recomendável, pois pode resultar em uma acentuada queda na qualidade da imagem e do áudio.

Nesse caso, a melhor alternativa é transferir um utilitário que suporte nativamente o formato, como os gratuitos FLV Player e VLC Player . Esse último oferece suporte para outros formatos e está disponível para múltiplas plataformas.

E se você quiser testar a ferramenta mas não tiver nenhum filme para transferir, não deixe de conferir uma relação com os vídeos mais populares que estão catalogados nos sites VideoBomb e VideoSift.

Ora, Os Geeks Também Têm Mãe!!!
Faça uma homenagem exclusiva para o Dia das Mães.
Publicado originalmente em 08 de maio de 2006 no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Com a chegada do Dia das Mães, no próximo domingo, além de um belo presente, que tal homenageá-la com um cartão virtual exclusivo e elaborado totalmente por você? Inúmeros sites especializados na criação dos mais diversos tipos de cartões virtuais estão disponíveis na internet, mas poucos oferecem tamanha flexibilidade como o sofisticado The Custom Cards. Indicado para quem deseja ter um controle total de todas as etapas de criação, a ferramenta, que oferece uma rica biblioteca de itens prontos para usar e um poderoso editor desenvolvido em Flash, permite, entre outras coisas, posicionar itens como personagens e balões de texto com total liberdade no cartão.

A sua interface, no entanto, pode ser um pouco complicada no início. Confira este breve guia que procura datalhar, em quatro passos, como começar a criar os seus próprios cartões sem maiores dificuldades:

» PASSO 1:
Cadastre-se no site. Esse passo é importante porque os cartões produzidos na ferramenta somente serão salvos caso o usuário esteja identificado no sistema.

O cadastro é feito de forma rápida e gratuita e somente são pedidos nome, e-mail e uma senha.

» PASSO 2:
Como o sistema não o reconhecerá automaticamente após o cadastro, ingresse usando o seu login e senha recém-criados (isso é importante) e clique sobre uma das categorias comemorativas listadas na página principal. Uma galeria será exibida, com vários exemplos de cartões pré-produzidos. Como a lista de itens disponíveis para ilustrar o seu cartão dependerá do exemplo escolhido, selecione o que possua os gráficos mais apropriados.

» PASSO 3:
O editor será exibido em seguida, com o cartão selecionado anteriormente carregado no painel principal. Clique no botão "New Card" (segundo botão, da direita para a esquerda, no topo do editor) para limpar o painel e selecione um dos itens listados na janela da esquerda para incluí-lo no cartão. Com ações de clique-e-arraste, mova-o e redimensione-o para o local desejado e acrescente outros itens, como cenários, balões de texto e uma música de fundo, entre outros. Para desempenhar operações nesses itens, como duplicá-los ou removê-los do cartão, selecione-os e clique no botão correspondente na barra de ferramentas, que está localizada na parte superior da janela. Para conferir como está ficando o cartão, clique no botão "Preview" para exibir uma réplica funcional do cartão em uma nova janela. Caso ainda deseje fazer algumas alterações, feche essa janela e continue a edição. Se o cartão estiver do seu agrado, clique no botão "Send Card".


Não deixe de explorar a interface do editor para conhecer todas as suas funções. Uma breve descrição da funcionalidade de cada um dos botões pode ser conferida repousando o cursor do mouse sobre os mesmos.


» PASSO 4:
Com o cartão devidamente criado e aprovado, chegamos ao quarto e último passo, onde devemos indicar o nome e o endereço de e-mail do destinatário que irá receber o cartão. A mensagem que será exibida junto com o cartão também é definida nessa tela. Assim que tudo estiver definido, basta clicar no botão "Send Card" para enviar o cartão. Todos os cartões enviados ficam gravados no histórico do site, podendo ser posteriormente editados e reenviados para outros destinatários.

Panoramas Virtuais.
Publicado originalmente em 08 de maio de 2006 no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Visitando esse endereço, é possível visualizar algumas das mais belas paisagens do mundo, em panoramas que permitem total liberdade no controle da câmera.



Assim que o panorama estiver visível, posicione o cursor do mouse na janela e clique-e-arraste para alterar a perspectiva. As teclas Shift e CTRL aproximam ou afastam a câmera, respectivamente.


Clicando em "Full Screen", é possível vê-las em tela cheia, aumentando ainda mais a imersão. Note que é necessário ter o plug-in do QuickTime instalado, o que pode ser feito gratuitamente visitando esse endereço.

Shifted Reality!
Publicado originalmente em 01 de maio de 2006 no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Querendo modificar um pouco a aparência da sua área de trabalho? Que tal alterar o papel de fundo do seu sistema operacional com belas paisagens tridimensionais produzidas totalmente em computador? No site Shifted Reality, você encontra 138 imagens magníficas com panoramas das mais diversas localizações, todas produzidas por Juergen Eilts em programas como Bryce, Vue d'Espirit e 3D Max.



Pequenos exemplos de algumas das paisagens que estão disponíveis no site. Para cada uma delas, há uma breve descrição, indicando quais programas foram utilizados para produzí-la.



Para escolher uma, basta navegar pela galeria até encontrar uma que seja do seu gosto, clicar na pequena amostra e, depois de carregada a nova página com a imagem em tamanho real, clicar com o botão esquerdo do mouse e ativar o item "Set as Background" (ou similar, dependendo do idioma do seu sistema operacional).


Muito bacana!

Resolva enigmas e desvende mistérios usando apenas o cursor do mouse.
Publicado originalmente em 01 de maio de 2006 no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Os jogos de aventura, cada vez mais populares na internet e onde os jogadores devem resolver enigmas e sincronizar ações para concluir com êxito os objetivos propostos, são muito mais do que simples passatempos divertidos -- eles também podem ser considerados como um ótimo meio para estimular a criatividade e o raciocínio dos seus jogadores. Geralmente ambientados em cenários fantásticos e acompanhados de uma relaxante trilha sonora, os jogos do gênero raramente oferecem pistas sobre o que o jogador deve fazer para completar uma determinada tarefa, forçando-o a examinar cuidadosamente o ambiente e a descobrir qual a melhor forma de interagir com os seus vários elementos. Vários jogos deste estilo estão disponíveis gratuitamente na internet e podem ser jogados diretamente no navegador. Conheça alguns deles:

» The Quest for the Rest



Com o objetivo de promover o reencontro de três amigos com o restante da sua turma, o jogo oferece três estágios diferentes, ambientados no deserto, na floresta e no fundo do mar. Cabe ao jogador estudar as peculiaridades de cada um dos cenários para conseguir vencer os seus obstáculos e dar continuidade à jornada.



Desenvolvido pelo estúdio Amanita Design, o game foi criado para divulgar o trabalho da banda norte americana Polyphonic Spree, presente na trilha sonora de todos os estágios.


» Samorost
Ao perceber que o seu pequeno mundo está em rota de colisão com um outro planeta, um bravo habitante precisará do auxílio e astúcia do jogador para tentar conseguir alterar a trajetória da iminente ameaça. Para obter êxito na missão, será preciso explorar um mundo totalmente diferente e descobrir como interagir com os seus habitantes e a fauna local. Clique aqui para conferir um breve guia com algumas das primeiras ações que devem ser desempenhadas no jogo.



Ganhador de vários prêmios, Samorost também foi desenvolvido pelo Amanita Design e a sua tão esperada continuação já está disponível, oferecendo novos desafios e enigmas.


» Shift
Um dos mais difíceis jogos do gênero, ele oferece ao jogador o desafio de conseguir reestabelecer as quatro estações do ano. Com belos gráficos, tendo como tema principal os elementos da natureza, e dividido em dois estágios, o sucesso da missão dependerá da ativação correta de uma sequência de pontos luminosos em cogumelos, no redirecionamento de feixes de luz e na coloração das pétalas de uma flor, entre outras tarefas.



A recompensa ao chegar no final da jornada? Belíssimos gráficos e a satisfação de ter completado um dos mais complicados puzzles do gênero.


» Hapland
Com gráficos simples, que lembram as ilustrações de revistas em quadrinhos, e oferecendo um bom grau de dificuldade, o desafio de Hapland está conseguir acender as duas tochas, localizadas no portal dimensional, sem que nenhum dos dois personagens principais sejam mortos no processo. Misturando elementos de quebra-cabeças com teste de habilidade, o jogador precisará saber sincronizar as suas ações para se livrar de bombas, lanças e do risco de ser atropelado por uma moto.



Duas continuações também estão disponíveis no site, oferendo o mesmo grau de dificuldade: Hapland II e Hapland III.