Cuidados com o Superaquecimento.

Com o verão se aproximando, trazendo um aumento significativo na temperatura, devemos tomar cuidado com o superaquecimento de nossos computadores. E a maneira mais simples e eficaz de evitar isto é através de coolers, pequenos ventiladores que são instalados sobre alguns componentes como o processador (indispensável!), HDs (recomendado!), chipsets de algumas placas de vídeo (depende da placa) etc. Mas uma vez fechado o gabinete, como podemos nos certificar que esses ventiladores ainda estão funcionando? E se um deles queimar, deixando de resfriar esses componentes, podemos ter sérios problemas como travamentos, instabilidade e até a queima do processador! Para evitar isto, a maioria das novas placas-mãe possui sensores térmicos e suporte para coolers com a capacidade de reportar, em tempo real, a velocidade de sua rotação (que também indica se ele ainda está funcionando) evitando futuras surpresas desagradáveis. Mas como ficamos sabendo dessas informações?



Existem dois ótimos programinhas para isto. O primeiro se chama Motherboard Monitor (clique aqui para visitar seu site oficial) e é gratuito. Sua última versão inclui suporte para uma extensa lista de chipsets e sensores (que pode ser conferida visitando esta seção), podendo exibir no system tray as informações coletadas (você pode configurar os tipos de contadores exibidos) ou em uma janela no desktop (com opção de fazê-la sempre visível). Clique aqui para ir à seção de downloads (1.53MBytes) e não deixe de pegar também o pacote de suporte para vários idiomas (incluindo o português) e as extensões para incorporar novas funcionalidades ao programa.



Outra opção é o Hardware Sensors Monitor (site oficial), mas este é shareware e sua versão de avaliação expira após um mês de uso. Além das características do Motherboard Monitor, ele tem a opção de gerar relatórios, soft cooling (para diminuir a temperatura do processador quando ele não está em uso) e CPU Throttling (capacidade de reduzir temporarimente a performance do processador em casos de superaquecimento, diminuindo a sua temperatura). Se quiser conhecê-lo, clique aqui para ir à seção de downloads (670Kbytes).



Ambos exibem as temperaturas dos sensores, velocidades de rotação de cada cooler e as voltagens internas da placa-mãe, com a possibilidade de notificar o usuário se algum desses valores ultrapassar o limite especificado. Não deixem de conhecer essas duas ótimas ferramentas!