Como Deixar o Windows sempre Tinindo.
Publicado originalmente em 31 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Instalar e remover programas no Windows, embora necessário, pode trazer duas grandes desvantagens a longo prazo: a quantidade de lixo acumulado no sistema, geralmente associado aos programas de desinstalação que não conseguem remover todos os arquivos, e a possível queda de performance, devido às inúmeras referências de configuração acrescentadas ao registro do Windows e que não são mais válidas.

Para resolver esses problemas e ter de volta a mesma performance de antes, muitos usuários são obrigados a reinstalar o Windows do zero, tarefa nada prática e que pode consumir um tempo considerável, levando em conta o longo processo de backup dos arquivos pessoais e a reconfiguração de todos os softwares usados no dia-a-dia. Mas existem formas de evitar esses contratempos, mantendo o sistema enxuto mesmo que dezenas de programas sejam instalados e desinstalados.

A mais popular e acessível para usuários de todos os níveis consiste no uso de uma ferramenta que possibilite a instalação virtual de softwares. O conceito é interessante: todas as alterações feitas pelo programa durante o processo de instalação, como a cópia de novos arquivos e as modificações nos parâmetros de configuração do sistema, não são feitos diretamente no Windows, e sim em uma camada isolada e protegida, que fica ativa apenas durante a execução do programa e que funciona de forma totalmente transparente ao usuário. Esse método ainda oferece uma série de outros benefícios, como a capacidade de ativar e desativar instantaneamente um software, removê-lo do sistema sem deixar vestígios e até permitir que duas ou mais versões de um mesmo programa sejam instalados, sem que seja preciso se preocupar com possíveis conflitos entre eles. Uma verdadeira mão-na-roda para quem precisa testar os mais diversos tipos de softwares, mas tem receio de que algum deles possa danificar permanentemente o sistema.

E uma das opções mais indicadas para desempenhar essas funções é o Altiris Software Virtualization Solution 2.0, que tem, entre outros atrativos, a expressiva facilidade de uso e manutenção dessas camadas. Gratuito para uso não comercial e contando com uma numerosa comunidade que oferece todo o tipo de suporte, é possível tê-lo rodando no sistema em questão de minutos, bastando seguir alguns passos simples.

O primeiro consiste em transferí-lo nesse endereço. Clique no link "Download", ao lado do primeiro item exibido na página ("SVS Client 2.0 SP1 Personal" -- clique aqui para transferí-lo automaticamente, 1.8Mbytes). Descompacte-o em uma pasta à sua escolha e dê um duplo-clique no arquivo de instalação. Siga as instruções e, quando for solicitada uma chave de registro, clique no botão "Get it Free" para obter uma chave válida (necessário estar conectado à internet). Clique em "Accept" para aceitar o termo de licença, abra o arquivo recém-transferido e insira a chave de ativação no programa. Na tela seguinte, não deixe de ativar a opção "Software Virtualization Admin Tool" e prossiga. Ao término da instalação, será preciso reiniciar a máquina.

Para testar como a ferramenta funciona, será preciso instalar um novo programa. Nesse exemplo, usarei o aplicativo ArtRage 2, um sofisticado e gratuito editor de imagens. Após transferí-lo, carregue a ferramenta de administração do "Altiris SVS" e clique em "Criar Nova Camada", presente no menu "Arquivo". Com a primeira opção selecionada ("Camada de Aplicativo"), clique em avançar e especifique um nome para designar essa nova camada ("ArtRage 2", por exemplo). Na próxima tela, pressione o botão "Procurar...", selecione o arquivo do aplicativo a ser instalado e clique em avançar.


Passo 01: Inicie a ferramenta de administração do "Altiris SVS", presente no menu "Iniciar" (Iniciar -> Todos os Programas -> Altiris -> Software Virtualization -> Software Virtualization Admin). Clique no menu "Arquivo" e, em seguida, no item "Criar nova camada...". Se algumas camadas estiverem ativas, será preciso desativá-las. Nesse caso, selecione todos os ícones na ferramenta de administração, clique com o botão direito do mouse sobre um deles e clique no item "Desativar camada". Todas serão desativadas de uma só vez.



Passo 02: Como vamos instalar um novo aplicativo, devemos selecionar a opção "Camada de aplicativo". Note que, nessa mesma caixa de diálogo, é possível criar uma camada de dados ou uma vazia.



Passo 03: Todos os aplicativos instalados em camadas devem possuir um nome. Isso é importante para poder distinguir entre os aplicativos instalados e manipulá-los posteriormente, como desatívá-los ou removê-los.



Passo 04: Como temos interesse em capturar somente as mudanças feitas pelo programa de instalação, deixe selecionada a opção "Captura de programa único" e clique no botão "Procurar...". Uma caixa de diálogo padrão do Windows será exibida, onde é possível selecionar o arquivo de instalação do aplicativo que será instalado em uma camada. Clique em avançar para dar início à instalação.


O processo de instalação ocorrerá de forma habitual, mas com uma diferença: todas as modificações que seriam feitas no sistema estão ocorrendo em uma camada protegida, não alterando absolutamente nada na configuração original do Windows. Ao término da instalação, desative a opção de iniciar o aplicativo automaticamente (o mesmo vale para os casos em que é pedida a reinicialização da máquina -- clique em "reiniciar posteriormente" para que o programa possa terminar com o processo de captura). A ferramenta assumirá novamente o controle, com um ícone representando o editor na janela principal. Execute-o (via menu "Iniciar") e veja que ele funciona normalmente.

Para desativar o editor, de modo a ocultá-lo temporariamente, certifique-se que ele não esteja rodando e clique com o botão direito do mouse sobre o seu respectivo ícone na ferramenta de administração. Ative a opção "Desativar camada" e observe que todas as referências ao editor sumirão de imediato, inclusive os seus atalhos na área de trabalho e no menu "Iniciar". Para ativá-lo novamente, selecione "Ativar Camada", presente no mesmo menu de contexto. Se quiser remover o aplicativo de vez, como se ele nunca tivesse sido instalado no sistema, ative a opção "Excluir camada" e confirme (nesse caso, aja com cautela, pois essa operação não pode ser desfeita posteriormente)


Na imagem acima, "ArtRage 2" em execução ao fundo, rodando normalmente mesmo tendo sido instalado em uma camada. No primeiro plano, a ferramenta de administração do SVS. Para que os itens sejam exibidos como ícones, clique no menu "Ver" e ative a opção "Ícones grandes". Para manipular um determinado aplicativo, clique com o botão direito do mouse sobre o seu ícone e escolha uma das opções presentes no menu de contexto.


Contudo, é preciso destacar algumas peculiaridades no uso desse método de instalação, em especial na forma com que o SVS manipula os documentos criados pelos utilitários presentes em uma camada. Eles também estarão isolados do sistema, podendo ser removidos juntamente com a sua respectiva camada. Para evitar a perda desses arquivos, crie uma camada separada de dados, apontando para um diretório real que será usado para gravar os documentos. Também é importante observar que nem todos os aplicativos devem ser instalados dessa forma, principalmente as atualizações do Windows e os anti-vírus em geral, que precisam ter acesso direto aos arquivos do sistema para desempenharem suas funções.

Além de favorecer a instalação de programas sem correr o risco danificar permanentemente o sistema, esse utilitário também pode servir para outros propósitos bastante interessantes. Maiores detalhes, com dicas e informações adicionais, podem ser conferidas nesse endereço.

Chiko: Accidental Alien.
Publicado originalmente em 31 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".



A grande variedade de cenários, em conjunto com animações muito bem feitas, são alguns dos grandes destaques do jogo.


A iniciativa Game On, patrocinada pela rede ABC australiana e que visa incentivar o desenvolvimento local de games, continua gerando bons frutos, como o mais recente projeto Chiko: Accidental Alien. Desenvolvido em Flash e rodando diretamente na janela do browser, o jogo, que mistura uma série de divertidos mini-games com a exploração de um parque de diversões interplanetário, se destaca também pelas ótimas sequências de animação e pelo nível crescente de dificuldade.



Os mini-games também são muito divertidos e variados, baseados em grandes clássicos como Sokoban, Pac-Man, Tangram e Genius, entre outros tantos.


Os demais jogos que fazem perte do projeto podem ser conferidos visitando esse endereço. Vale definitivamente a visita!

"Portal", a próxima grande novidade da Valve.
Publicado originalmente em 24 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Half-Life 2: Episode One mal chegou às lojas, e já circulam na internet rumores sobre o seu sucessor. Ainda que poucos detalhes tenham sido divulgados, o que mais tem chamado a atenção das comunidades relacionadas é o jogo de ação em primeira pessoa Portal, um dos extras que serão incluídos gratuitamente no pacote e que fará uso extensivo dos portais dimensionais, recurso popularizado recentemente com o lançamento de Prey. Entre outras características, ele permitirá que o jogador abra "buracos" nas paredes, podendo se movimentar livremente pelos cenários e que servirão para solucionar novos tipos de quebra-cabeças.

Confira abaixo o empolgante vídeo do jogo em ação que tem circulado recentemente na internet:



Com previsão para chegar ao mercado no final do ano, esse novo lançamento promete.

Narbacular Drop: Pioneiro dos Portais.
Publicado originalmente em 24 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".



O uso de portais dimensionais em jogos não é algo tão novo assim. Narbacular Drop, game desenvolvido por estudantes da DigiPen Institute of Technology, explora muito bem esse recurso, onde o jogador deve criar portais para superar os desafios propostos e escapar de diversos labirintos. Totalmente gratuito, o jogo, compatível com Windows, pode ser transferido nesse endereço.

Com Vocês, os "Desktop Widgets"!
Conheçam esses Pequenos Utilitários que Turbinam a Área de Trabalho
Publicado originalmente em 17 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Muito mais do que meros penduricalhos para enfeitar a área de trabalho, os "Desktop Widgets", ou "Gadgets", podem desempenhar um papel importante para todos que trabalham por horas a fio em frente ao computador. Atráves desses pequenos utilitários, que geralmente apresentam interfaces discretas e que se misturam aos demais aplicativos pelo uso de janelas semi-transparentes, é possível obter, de forma rápida e simples, os mais diversos tipos de informações, como as últimas notícias pescadas dos jornais eletrônicos, a previsão do tempo, conferir se há novas mensagens no correio eletrônico e até obter imagens em tempo real das câmeras que monitoram o trânsito das principais cidades, entre outros.


Yahoo! Widget Engine em funcionamento.


São tantos os benefícios oferecidos por essas pequenas ferramentas que até o Windows Vista, próxima versão do sistema operacional da Microsoft, irá incorporá-las nativamente na sua interface gráfica. Porém, como esse conceito não é novo, e tampouco exclusivo para os PCs, não é necessário aguardar o lançamento do sucessor do Windows XP para usufruir de todas essas facilidades. Várias ótimas alternativas estão disponíveis para o uso imediato, como o Samurize, o Desktop SideBar, o Google Desktop e o Yahoo! Widget Engine.

Esse último, além de ser um dos mais populares pela simplicidade de uso e pela beleza de sua interface, também é famoso pela grande oferta de utilitários desenvolvidos por terceiros e que são oferecidos gratuitamente em uma das comunidades mais atuantes da internet. Conhecido anteriormente como "Konfabulator", nome usado até ser adquirido no ano passado pela Yahoo!, a ferramenta, distribuída gratuitamente, se destaca também pelas atualizações freqüentes, que procuram não apenas atender às exigências dos usuários, como também favorecem a criação de "Widgets" cada vez mais sofisticados.

E para instalá-lo, não poderia ser mais simples: após visitar esse endereço, clique no botão "Download for Windows" para iniciar a transferência. Uma versão para Mac também está disponível, que pode servir como uma ótima alternativa para os usuários descontentes com o "Dashboard" ou que desejam aumentar ainda mais o seu leque de opções. Assim que o download for concluído, dê um duplo-clique no arquivo de instalação e siga as instruções fornecidas, observando que não é necessário instalar nenhum dos extras, como o "Yahoo! Toolbar" e "Yahoo! Central", para rodar o programa. Se possível, desmarque essas opções.

Uma tela de boas-vindas será exibida em seguida, apontando algumas das principais características do programa. Nesse ponto, o mais importante é entender como manipular os atributos de visibilidade de cada um dos "Widgets", que, por default, somem por trás das janelas assim que um outro aplicativo ganhar o foco. Embora esse comportamento possa ser o desejado para a maioria deles, é interessante ter alguns sempre visíveis, como relógios e monitores de status, entre outros. Para alterar esse atributo, clique com o botão direito do mouse sobre o "Widget" desejado (se ele não estiver visível, aperte a tecla "F8" para trazer todos à tona), ative a opção "Preferências do Widget" e, na aba "Janela", selecione a opção "Superior", presente na categoria "Níveis da Janela". O controle do nível de transparência e a configuração de outros parâmetros relacionados ao "Widget" também são feitos nessa janela, de modo que é recomendável examinar todos os seus atributos e opções.

Os 20 "Widgets" instalados juntamente com o aplicativo são bastante interessantes, embora desempenhem apenas funções básicas. Para usufruir de todas as capacidades oferecidas pela ferramenta, a melhor opção é navegar pelos quase 3.000 (até o momento) utilitários, prontos para usar e igualmente gratuitos, que estão catalogados nessa comunidade. Divididos em várias categorias específicas, outra grande vantagem é que cada uma das ferramentas apresenta uma avaliação feita pelos usuários, que inclui comentários gerais sobre a sua utilização e que podem auxiliar na escolha das melhores opções, principalmente quando houver dezenas de "Widgets" com funções similares.

No entanto, destacar alguns deles não é uma tarefa fácil, principalmente porque a escolha depende do gosto pessoal de cada um. Porém, há algumas ferramentas tão úteis que não poderiam faltar na sua coleção. Uma delas é o Symantec Internet Threat Meter, que exibe informações atualizadas das mais recentes ameaças que se espalham pela rede e sugere dicas sobre como evitá-las. NetStat 2.0, que monitora, em tempo real, o volume de dados trafegados pela conexão à internet, também merece menção, assim como JC Sticky Deluxe, que permite que pequenas notas e lembretes sejam armazenados facilmente na área de trabalho, e GMail Monitor, que notifica se há novas mensagems em uma conta do Gmail.

Contudo, por mais tentador que seja ter um grande número dessas ferramentas à disposição, é importante escolher com cautela as que serão instaladas definitivamente. Como cada uma consome uma parte de memória RAM, ter muitas ferramentas operando simultaneamente poderá reduzir consideravelmente a performance geral do sistema, principalmente em máquinas equipadas com menos de 512MB de RAM.

Configure o "Traffic Watch" para exibir as condições de trânsito do Rio de Janeiro.
Gostaria de poder configurar o widget Traffic Watch, um dos destaques da matéria de ontem, para exibir as imagens das câmeras da CET-RIO? É simples: basta seguir os passos desse breve guia e escolher as câmeras desejadas.



» 1o. Passo) Certifique-se que o widget "Traffic Watch" esteja armazenado localmente na sua máquina (se não estiver, transfira-o nesse endereço). Após concluída a transferência, dê um duplo clique sobre arquivo "TrafficWatch.widget" para iniciá-lo.


Interface que é exibida ao iniciar o "Traffic Watch" pela primeira vez. Para fazer com que as imagens exibidas sejam de câmeras da CET-Rio, será necessário configurar a ferramenta. Mas o processo não é difícil.


» 2o. Passo) Se o "Traffic Watch" não estiver visível no momento, pressione a tecla F8 para trazer todos os widgets à tona. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e ative a opção "Preferências do Widget...". Observe que no topo da janela há duas abas: "General", que é onde configuramos as câmeras apresentadas pelo programa, e "Janela", que permite que os atributos de visibilidade sejam alterados. Clique na primeira aba, "General", para iniciarmos o próximo passo..


Janela de configuração da ferramenta.


» 3o. Passo) O utilitário suporta que até quatro câmeras sejam exibidas simultaneamente. E é nessa janela que indicamos quais serão elas. Primeiramente, remova todos os textos e seus respectivos links que estão configurados atualmente. O primeiro campo, "Camera 1 name:", é a legenda que será impressa logo abaixo da imagem da câmera. O segundo campo aponta diretamente para a imagem gerada pela CET-Rio. Todas as câmeras em funcionamento estão listadas abaixo, onde as informações estão organizadas da seguinte forma: a linha de cima indica a legenda para a câmera, e a de baixo, o seu respectivo link.

Por exemplo, digamos que você queira monitorar as condições do trânsito do cruzamento da Av. Presidente Vargas com a Av. Rio Branco. A configuração ficaria assim:

Camera 1 name: Av. Pres. Vargas / Av. Rio Branco
Camera 1 URL: http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/2.jpg

E assim, sucessivamente. Na mesma janela, é possível configurar o tempo que levará para atualizar todas as quatro imagens ("Refresh speed:"). O intervalo pode ser definido desde 1 minuto até o máximo de 10 minutos.

Relação das Câmeras em Funcionamento:
Se quiser exibir uma prévia da câmera antes de acrescentá-la ao widget, clique sobre o seu respectivo link.

· 1a. Março / Pres. Vargas:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/1.jpg

· Av. Pres. Vargas / Av. Rio Branco:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/2.jpg

· Pres. Vargas / Central:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/3.jpg

· Praça Mauá:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/4.jpg

· Rio Branco / Aterro:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/5.jpg

· Rio Branco / A. Barroso:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/6.jpg

· Camerino:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/7.jpg

· Pça. República:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/8.jpg

· Santana / Frei Caneca:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/10.jpg

· Laranjeiras / S. Cabral:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/11.jpg

· Praia Botafogo / Viaduto:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/13.jpg

· São Clemente / M. Barreto:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/14.jpg

· São Clemente / Cons. Port.:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/15.jpg

· Jd. Botânico:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/16.jpg

· Lagoa / T. Rebouças:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/17.jpg

· M. Rib / B. Medeiros:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/18.jpg

· Vol. Pátria / R. Grand:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/19.jpg

· Aterro / Osw. Cruz:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/20.jpg

· Pça. Bandeira:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/21.jpg

· Radial Oeste:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/22.jpg

· B. Ribeiro / Duvivier:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/23.jpg

· N. S. Copacabana (Lido):
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/24.jpg

· Av. Atlântica / F. Magalhães:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/26.jpg

· N. S. Copacabana / St. Clara:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/27.jpg

· Av. Atlântica / R. Elisabeth:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/28.jpg

· C. Cantagalo:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/29.jpg

· Raul Pompéia / F. Otaviano:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/30.jpg

· D. Moreira / B. Mitre:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/33.jpg

· Visc. Pirajá / Gomes Carneiro:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/34.jpg

· B. Ribeiro / C. Ramos:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/35.jpg

· Franc. Bicalho:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/36.jpg

· Franc. Bicalho:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/37.jpg

· Rodrigues Alves:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/38.jpg

· Av. P. Ant. Carlos:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/39.jpg

· Pça. Tiradentes:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/40.jpg

· Lapa:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/41.jpg

· Pça. Flamengo / B. Flamengo:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/42.jpg

· Humaitá / M. Sobrin:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/43.jpg

· J. Bot. / P. Leão:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/44.jpg

· Pça. Sibélius:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/45.jpg

· V. Pátria / P. Botafogo:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/46.jpg

· L. Sodré / Rio Sul:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/47.jpg

· Av. Maracanã:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/48.jpg

· B. Ribeiro / S. Campos:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/49.jpg

· N. S. Copacabana / A. Gonç.:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/50.jpg

· V. Pirajá / M. Quitéria:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/51.jpg

· A. Paiva / Afrânio:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/52.jpg

· Pça. Wilson / C. EUA:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/53.jpg

· A. Senna / V. Parque:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/58.jpg

· Sernambetiba / L. Costa:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/61.jpg

· Sernambetiba / Pça. Ó:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/62.jpg

· Av. Américas / B. Shopping:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/63.jpg

· A. Lombardi / I. Lins:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/66.jpg

· Radial / Canabarro:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/69.jpg

· P. Nunes / B. Mesquita:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/70.jpg

· S. F. Xavier / H. Beltra.:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/71.jpg

· C. Bonfim / Uruguai:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/72.jpg

· 28 Set / S. F. Xavier:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/74.jpg

· Uruguai / Maxwell:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/75.jpg

· Maracanã / S. Filho:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/76.jpg

· T. Silva / B. S. Franc.:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/77.jpg

· Radial / S. F. Xavier:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/78.jpg

· T. Silva / B. B. Retiro:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/79.jpg

· M. Rondon / B. B. Retiro:
http://transito.rio.rj.gov.br/imagens1/80.jpg

Aventure-se na Idade Média!
Publicado originalmente em 17 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".



Lançado ano passado no Brasil, Sphere, RPG online cujo enredo se passa na era medieval, agora pode ser jogado gratuitamente. Totalmente traduzido para o português, e contando com vários servidores no país, o jogo, que atualmente conta com mais de 10 mil participantes brasileiros, pode ser transferido nesse endereço.

Levando o Jogador às Nuvens!
Publicado originalmente em 03 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".



Jogos modernos não precisam recorrer à violência para serem divertidos ou atraentes. Cloud, relaxante jogo desenvolvido pelos estudantes da Universidade da Califórnia do Sul, é um bom exemplo de um entretenimento pacífico e interessante, onde o jogador deve agrupar o maior número de nuvens para desempenhar funções como criar chuvas para regar a ilha ou capturar e combater nuvens poluídas. Somente para Windows, o jogo pode ser transferido gratuitamente visitando esse endereço.

Fique Por Dentro de Todos os Lances da Copa
Publicado originalmente em 03 de julho de 2006, no InfoEtc., caderno de tecnologia do jornal "O Globo".

Durante a transmissão de uma partida de futebol, atrações como o tira-teima e os replays em câmera lenta geralmente são exibidos para evitar que algum detalhe importante passe desapercebido pelo telespectador e para sanar as possíveis dúvidas levantadas por um lance polêmico. Na cobertura dos jogos da Copa do Mundo na Alemanha não poderia ser diferente, embora uma novidade tenha surgido na internet que provavelmente irá agradar aos fanáticos pelo esporte: a recriação dos momentos mais marcantes da competição, simulados em um ambiente totalmente tridimensional e interativo.

Essas simulações, oferecidas por alguns sites esportivos que estão cobrindo a competição, têm como objetivo aumentar ainda mais o interesse do leitor nas análises técnicas das partidas, dando a oportunidade de acompanhar, de dentro do campo, desde o início da criação das melhores jogadas, até as suas respectivas finalizações. No entanto, até mesmo quem não é um expert em futebol poderá apreciar as simulações, pois elas podem servir tanto como uma espécie de replay interativo, como também um divertido tira-teima.


Reveja, de todos os ângulos, os momentos mais marcantes da Copa, como os gols de uma partida e o momento de criação das melhores jogadas.


Um dos sites que possui a cobertura mais completa nesse quesito é o BBC Sports, que atualmente conta com as simulações de todos os jogos realizados até o momento, destacando os momentos mais relevantes das partidas. Fazendo uso da tecnologia criada pela SportFlashback, em conjunto com o popular plugin Macromedia Shockwave, as simulações podem ser exibidas diretamente na janela do navegador, bastando visitar esse endereço e selecionando um dos confrontos listados na página. Após o carregamento da ferramenta, que leva aproximadamente um pouco mais de um minuto para ser concluído, será reproduzido, automaticamente, o primeiro gol da partida escolhida, que pode ser revisto com o pressionamento do grande botão em formato de seta localizado logo abaixo do painel principal. Se houver mais de um gol na partida, todos estarão listados na ordem em que ocorreram na parte superior da janela, podendo ser ativados individualmente com um simples clique sobre o seu respectivo botão.

Para examinar as jogadas nos seus mínimos detalhes, a ferramenta oferece uma série de recursos interessantes, como a possibilidade de alterar a perspectiva da câmera ou alterar a velocidade de reprodução da animação. Por exemplo, para acompanhar de perto as ações de um determinado jogador e compartilhar o seu campo de visão, acesse a aba Player Cam, clique sobre o nome do atleta e ative a opção Player's View, que é ótimo para observar não só a entrada de um atacante pela grande área, como também a movimentação do goleiro.


Informações como a distância percorrida pela bola e a velocidade dos chutes também podem ser exibidas.


Outro recurso útil é o que exibe, impresso no campo, informações referentes a cada um dos chutes, ativado na aba Labels e que pode detalhar a trajetória da bola, a distância total percorrida pelo jogador e a velocidade máxima alcançada. Informações gerais sobre a partida, incluindo uma linha de tempo com os momentos mais marcantes e um traçado indicando a direção de todas as finalizações, podem ser conferidas clicando na aba superior Full Match & Stats.

Outros sites especializados na recriação das partidas da Copa do Mundo também estão disponíveis, como o DR Sporten. Embora utilize o mesmo mecanismo gráfico empregado pelo site da BBC, esse oferece uma interface bem mais amigável, agrupando todos as partidas em uma tabela geral de classificação.


O site 3DGoals também oferece recursos bastante interessantes, como a exibição da trajetória integral da bola em uma jogada e todos os momentos marcantes de uma partida.


Há também o ótimo 3Dgoals.com, que embora não apresente a mesma qualidade gráfica dos anteriores, oferece algumas qualidades únicas, como a reprodução de todos os momentos importantes de uma partida, não se limitando apenas a alguns dos segundos que antecedem os gols. Outra característica que facilita o acompanhamento das jogadas é a relativa liberdade para controlar a direção da câmera, assim como uma linha que indica, com maior clareza, se houve ou não impedimento durante um lançamento. Sendo mais leve e indicado para computadores menos potentes, o site também se destaca pela série de informações úteis que agrega, como uma tabela de resultados atualizada, a relação de jogadores de cada uma das seleções e alguns detalhes dos 12 estádios.