Mais Diversões Natalinas!

Jogos:
· Scrooge in Reindeer Tipping:



Personagens famosos dos contos de Natal também aparecem nos jogos, como é o caso desse divertido passatempo desenvolvido em Flash. Encarnando o papel de Scrooge, protagonista da história escrita por Charles Dickens, é preciso testar a paciência do Papai Noel atazanando a vida das suas renas. Mas tenha cuidado para não ser atingido pela feroz pá de Noel ou pelos objetos lançados pelos elfos. Para carregar o jogo, clique aqui.


· Xtreme Xmas Shopping:



Assim como "Believe in Santa", esse jogo também se passa em um Shopping. Mas a proposta é totalmente diferente: encontrar todos os presentes antes que as prateleiras fiquem vazias. Tarefa nada fácil, pois há dezenas de outros personagens à procura de itens similares. Para obter sucesso, será preciso velocidade para se movimentar pelos corredores, agilidade para encontrar os itens certos (memória visual é um componente importante no jogo), e até ser bom de briga, caso alguém leve o último item procurado. Divertidíssimo, o jogo pode ser carregado nesse endereço.


· Accordion Hero!:



Seguindo a febre de Guitar Hero, Accordion Hero é uma divertida versão do jogo musical usando como instrumento uma sanfona. Com músicas natalinas, o jogador usará as teclas 1, 2, 3 e 4 para especificar as suas respectivas notas, e a barra de espaço para ativá-las. O objetivo é capturar todos os presentes que rolam pela tela. Desenvolvido em Flash, é uma ótima pedida para esse final de ano.



Protetores de Tela!



Deseja enfeitar a sua área de trabalho com um belo protetor de tela tridimensional, tendo como destaque um dinâmico cenário com muita neve? Criado pelo site Cool-Screensavers, Christmas Time 3D pode dar aquele clima todo especial de final de ano. Uma pena ser uma versão shareware, mas mesmo assim vale a pena conhecê-lo.



Dos mesmos produtores, 3D Christmas Screensaver, localizado logo abaixo da mesma página, é totalmente gratuito e felicita o usuário com mensagens natalinas e de ano novo.



Criado pela 3Planesoft, Christmas 3D Screensaver também é uma opção, com um simpático boneco de neve interagindo com dezenas de itens espalhados pelo cenário para enfeitar uma bela árvore de Natal.


Cartões Virtuais Descolados!

Cansado de enviar sempre os mesmos cartões virtuais para os seus amigos e familiares? Gostaria de enviar algo mais irreverente e com a sua cara? Na internet, há sites especializados nisso, como o divertido Elf Yourself. Usando uma foto de rosto e ajustando-a para encaixar no molde fornecido, sua face será encaixada em um boneco que fará hilariantes passes de dança. E ainda é possível gravar uma mensagem de voz para acompanhar a animação. Divertidíssimo!


Para criar o seu próprio cartão, clique em "Start the Elfamorphosis", "Upload Photo", e siga as instruções. Ajuste a fotografia para caber no molde e certifique-se que os lábios estejam na mesma posição do exibido no exemplo (isso é importante para sincronizar a boca com a mensagem de voz). Clique em "Save Photo", e, se quiser gravar uma mensagem de voz, clique em "YES" na tela seguinte (é preciso ter um microfone instalado no computador). Terminada essa etapa, a animação será armazenada no site e você poderá assistir à divertida coreografia e enviar para todos os seus amigos.


Não deixe de fazer o seu cartão!

Para Animar Ainda Mais o Natal!
Conheça alguns dos melhores jogos inspirados na festa natalina!
Para todos que vieram pelo link do jornal, cliquem aqui para visitar a relação de outros jogos natalinos e alguns extras que não foram publicados.

Após confraternizar com toda a família, se deliciar com uma maravilhosa ceia e abrir os tão aguardados presentes, que tal se divertir um bocado com jogos criados especialmente para celebrar essa época festiva e prolongar um pouco mais a magia das festas de final de ano? Centenas de opções de entretenimento que exploram o tema estão disponíveis na internet, e uma rápida pesquisa pode revelar os mais diversos tipos de games natalinos, que vão desde verdadeiras jóias do gênero, que trazem consideráveis inovações em termos de jogabilidade, até divertidos clones de jogos clássicos, com nova roupagem festiva e que geralmente são ambientados em belos cenários enriquecidos com uma trilha sonora característica para essa época do ano.


Guiar o Papai Noel em perigosas e traiçoeiras plataformas suspensas não é nada fácil. Mas a alegria de milhares de crianças ao redor do mundo dependerá somente de você, que deve coletar todos os presentes que foram estrategicamente espalhados nos 10 estágios dessa divertida e totalmente gratuita aventura tridimensional.


E dentre todas as alternativas, algumas se destacam pelo cuidadoso trabalho de produzir momentos de lazer de qualidade, como, por exemplo, a aventura tridimensional Santa Claus in Trouble, ótima pedida para os admiradores de jogos de plataforma. Desafiando o jogador a assumir o papel do bom velhinho na nobre tarefa de salvar o Natal, será preciso coletar todos os presentes que foram espalhados pelos 10 estágios antes que o tempo se esgote ou o número de vidas chegue a zero. Múltiplos obstáculos, itens ocultos ou de difícil acesso, plataformas distantes e uma série de armadilhas farão da missão uma tarefa nada fácil, exigindo muita atenção na hora de explorar os cenários e habilidade no domínio dos controles. Totalmente gratuito, o jogo pode ser transferido nesse endereço.



Uma divertida continuação também está disponível, mas só em versão de demonstração. Mas ainda é garantia de boa diversão.


Uma continuação de Santa Claus in Trouble, que oferece novos desafios e possui uma versão em português, pode ser obtido nesse endereço, cuja versão gratuita oferece os três primeiros estágios.


Sempre desejou enfrentar o outro lado do balcão de uma loja de presentes, tendo que fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo? Então não deixe de conhecer o divertido jogo "Believe in Santa", que além de contar com uma belíssima arte, oferece um nível crescente de dificuldade que pode desafiar até o mais habilidoso dos jogadores.


Levando ao pé da letra a máxima que diz que o cliente tem sempre a razão, Believe in Santa apresenta um desafio raramente abordado em jogos do gênero. Transportando o jogador para o outro lado do balcão de uma loja de brinquedos em pleno período de compras de Natal, para avançar de nível será preciso atender aos exigentes pedidos dos apressados consumidores a fim de alcançar a estipulada meta de vendas antes do final do expediente. E o que inicialmente poderia ser fácil, se transforma em um intenso exercício de coordenação, onde é preciso gerenciar eficientemente o tempo restante e adquirir a habilidade necessária para realizar múltiplas tarefas simultaneamente, características reforçadas pela variedade de pedidos que devem ser individualmente personalizados sem que erros sejam cometidos. Belos gráficos, uma história envolvente apresentada em forma de revista em quadrinhos e uma boa trilha musical fazem desse jogo uma ótima alternativa para quem procura por jogos diferentes e estimulantes. Para transferí-lo, clique aqui.


Capturar elfos desobidientes com uma gigantesca bola de neve é uma tarefa, no mínimo, inusitada. Mas Santa's Snowball proporciona boas horas de distração e alguns momentos hilários, que fazem desse jogo uma opção imperdível para esse feriado.


Desenvolvido em Shockwave, podendo rodar diretamente na janela do navegador, Santa's Snowball também oferece uma proposta bastante diferente. Após flagrar alguns desobedientes elfos proferindo piadas sobre ele, Papai Noel encontra uma inusitada forma de discipliná-los: assustá-los capturando-os em uma gigantesca bola de neve. Bem mais ágeis e velozes que a bola, que pode ser controlada usando o teclado ou o mouse, o trabalho de capturar todos os elfos antes que o tempo acabe não será nada simples, exigindo boas doses de estratégia, raciocínio rápido e habilidade para contornar as dificuldades proporcionadas pelo cenário escorregadiço e enfeitado com alguns irritantes obstáculos. Destaque especial para a sequência de animação que antecede o jogo e o realismo com que a bola se desloca pelo ambiente.


Uma guerra de bolas de neve entre Papai Noel e elfos rebeldes? Confira em Elf Attack, bem produzido jogo criado em Flash.


Seguindo a mesma linha, Elf Attack também usa como mote principal o inofensivo conflito entre Noel e os elfos rebeldes, em que uma bem-humorada batalha de bolas de neve requer do jogador boa pontaria, apurada noção de oportunidade e um pouco de sorte para combater o crescente pelotão adversário. Itens-bônus e algumas surpresas são concedidas durante o desenrolar do game, que mantém um ranking online com a pontuação dos participantes e que incentiva uma acirrada competição na rede.


Após quase um ano sem lançar nenhuma novidade, o site Orisinal surpreende novamente com o novo jogo lançado para comemorar o final de ano. Simples, mas muito viciante, ele não poderá ficar de fora da sua lista de favoritos.


Para finalizar, o site Orisinal, especializado na criação de alguns dos jogos mais criativos e singelos da internet, também preparou uma surpresa para o final de ano. Em Winterbells, é preciso elevar um simpático coelho rumo às estrelas, usando como meio de transporte sinos natalinos que caem lentamente do céu. Controlado usando apenas o mouse, para não despencar das alturas será preciso exatidão nos movimentos e um apurado senso de antecipação, fazendo deste um ótimo e divertido passatempo casual de teste de habilidade.

Desejo a todos os amigos um Feliz Natal e um excelente 2007, repleto de muita paz, saúde, infinitas felicidades e múltiplas realizações!

Aventura Natalina.



Em pleno clima festivo de final de ano, a Nintendo colocou no ar um divertido jogo online de plataforma que relembra clássicos como Super Mario World e Yoshi Island. Controlando um simpático boneco de neve que deve coletar flocos de neve espalhados pelos cenários, ao final de cada estágio será dada uma pequena recompensa, como ringtones em MP3 e papéis de parede para enfeitar a área de trabalho. Desenvolvido em Flash, o jogo pode ser acessado nesse endereço.

DirectX 10: Rumo à Nova Geração de Games!
Windows Vista incluirá tecnologia que permitirá criar jogos com aparência realistícas.

Além de todas as anunciadas melhorias na interface gráfica, dos necessários aprimoramentos relacionados à segurança, e o alegado aumento na estabilidade, o lançamento do Windows Vista, próxima versão do sistema operacional da Microsoft prevista para chegar às lojas no início de 2007, trará também uma novidade que promete balançar o universo dos jogos eletrônicos para os PCs: a aguardada décima edição do DirectX, motor que turbina a maioria esmagadora dos lançamentos de games para Windows e que não passava por uma atualização considerável desde a versão 9.0c, disponibilizada em dezembro de 2004 e que introduziu a versão 3.0 do Shader Model.


O que é isso, uma foto de uma missão militar em uma floresta? Que nada, é uma imagem capturada de Crysis, jogo em desenvolvimento que usará todos os novos recursos do DirectX para criar, em tempo real, cenários ultramente realísticos.


Visando oferecer um grau de detalhamento até então sem precedentes, proporcionando ferramentas para criar cenários com uma aparência bem próxima a uma fotografia em movimento, e em contrapartida fazer do Vista a plataforma definitiva para os jogos de última geração para os PCs, o DirectX 10 passou por uma completa e profunda reestruturação na sua arquitetura, sanando antigas falhas e insuficiências técnicas que se acumularam desde as primeiras versões e que não podiam ser totalmente resolvidas sem que fosse quebrada a compatibilidade com os jogos antigos.

Por exemplo, na geração 9.0, o número de objetos distintos que podiam ser exibidos simultaneamente em uma mesmo cenário tinha que ser limitado para não sobrecarregar a CPU e comprometer a performance geral do sistema. Com a nova arquitetura, essa limitação foi finalmente superada, possibilitando a criação de cenários mais ricos e sem apresentar itens visualmente similares entre si, como árvores idênticas em uma mesma região ou vários personagens compartilhando a mesma aparência, que davam o sentimento de deja-vu em alguns jogos.

Outro importante avanço para o aumento da performance, a versão 4.0 do Shader Model inclui um conjunto mais amplo de instruções, transferindo para a GPU (processador da placa de vídeo) tarefas que antes tinham que ser realizadas na CPU. O novo modelo unificado de tratamento de shaders, que gerencia de forma eficiente os recursos da GPU para traçar vértices e pixels, também é uma adição bem-vinda, assim como a introdução do novo modo geometry, que favorece a criação de feições mais convincentes e a projeção volumétrica de sombras, entre outras inúmeras aplicações promissoras para gerar realísticas imagens produzidas em tempo real.


A famosa Poster Girl da Nvidia, enriquecida em detalhes devido aos novos recursos do DirectX. Observe como a sua face é extremamente detalhada, com texturas quase idênticas à face de uma pessoa real, e os reflexos que partem de diversas fontes de luz. Isso tudo em movimento trará um grau de realismo até então sem precendentes, e contribuirá bastante para o aumento da experiência nos jogos.


Para promover uma consistência de funcionalidades padronizada entre as placas de vídeo, o conjunto unificado de instruções, que força os fabricantes a seguirem rigorosamente as especificações do DirectX 10 para poderem obter um certificado de compatibilidade com o sistema, é outra característica que chama a atenção. Como anteriormente isso não era exigido, placas de diferentes marcas, vendidas como sendo 100% compatíveis com o sistema, podiam não implementar alguns dos recursos estabelecidos pela especificação original, causando, entre outros efeitos colaterais, diferenças visuais entre equipamentos rodando o mesmo software e problemas de incompatibilidade, entre outros. Essa mudança pretende pôr um fim nisso, estabelecendo uma base sólida e confiável, tanto para os jogadores, quanto para os desenvolvedores.


Cenários amplos, que não parecem gerados por computador, também serão possíveis de fazer. Tudo em tempo real.


Contudo, apesar das vantagens proporcionadas por essa nova arquitetura, usufruir dela não sairá barato, pelo menos por enquanto. Por usar o novo modelo de driver chamado Windows Driver Display Model (WDDM), introduzido no MS Vista e que protege o sistema de congelar caso um jogo ou aplicativo gráfico trave durante a sua execução, o DirectX 10 não será compatível com o Windows XP, sendo necessário fazer o upgrade. Além disso, jogos desenvolvidos exclusivamente para o DX10 necessitarão de uma placa gráfica com suporte nativo ao Direct3D 10, já que as referências às versões anteriores do DX foram completamente removidas da API, tanto para manter a biblioteca mais enxuta, quanto para aumentar a estabilidade e desempenho do sistema como um todo.

Mas isso não significa que os jogadores sedentos por novidades tenham que ir correndo às lojas para adquirir uma placa de vídeo de última geração, como as poderosas e caríssimas NVIDIA GeForce 8800GTX ou GTS, únicas a atualmente suportar integralmente o DX10 e que apresentam um poder de processamento incrível para os padrões atuais. Até surgirem os primeiros jogos exclusivos para essa plataforma, já terá passado alguns bons meses, sendo que até lá uma série de lançamento com modelos igualmente interessantes da ATI e outras opções atraentes estarão bem mais em conta. E como os jogos desenvolvidos para as versões anteriores do DirectX rodarão sem problemas na maioria das placas atuais, devido à inclusão da versão DirectX 9.0L ao Vista, não é preciso ter pressa, até porque todos os efeitos gráficos do novo desktop usarão apenas dessa versão, não necessitando de nenhuma atualização em matéria de hardware para quem for usar o sistema normalmente, sem maiores interesses em rodar os últimos lançamentos em jogos.

Levando em consideração todas as características do DirectX 10, fica clara a intenção da Microsoft de fazer do Windows Vista uma avançada plataforma de entretenimento doméstico, mesmo que para isso tenha sido necessário tomar algumas medidas drásticas para reorganizar a API, abandonando parcialmente o suporte para as versões anteriores e forçando uma padronização das placas de vídeo. Com todas essas melhorias, não é difícil prever as novas e empolgantes possibilidades que os futuros lançamentos trarão em matéria de games. Janeiro está logo aí!

Divertidas Jams Musicais no Computador!
Clones de jogos como Guitar Hero para o PC até ensinam a tocar músicas.

O notável sucesso da série Guitar Hero, game para Playstation 2 que utiliza uma réplica de guitarra elétrica como joystick, não é por acaso. Em tempos em que grandes lançamentos pouco variam entre si e raramente trazem alguma novidade significativa relacionada à jogabilidade, poder assumir o papel de um candidato a rockstar e fazer sofisticadas acrobacias com os dedos para replicar, com o maior nível de acerto e precisão possível, a frenética sequências de notas musicais exibidas na tela, é uma experiência no mínimo interessante. Explorando uma fórmula já consagrada por games como GuitarFreaks e Dance Dance Revolution, que há anos compartilham a atenção dos jogadores nas casas de fliperama, GH também tem como objetivo o mero entretenimento, sem maiores pretensões de ensinar a como tocar um instrumento real ou aprimorar conhecimentos musicais ou rítmicos. A boa notícia, no entanto, é que existe uma linha de games similares para computadores que vão um pouco além da simples diversão, chegando a ensinar desde simples melodias, até algumas complexas peças musicais, onde o único limite é a habilidade e persistência do jogador em acertar as notas corretas e prosseguir com sucesso nos desafios. E por serem inteiramente gratuitos e não limitados ao universo das guitarras, podem atrair uma parcela bem maior de interessados.

Um bom exemplo é o divertido DoReMi Mania, simulador de piano que empresta algumas das melhores características do hit dos arcades KeyboardMania e que pode servir como uma ótima introdução ao instrumento e um auxílio valioso para aprender a tocar rapidamente algumas melodias conhecidas. Com suporte a conexão de instrumentos reais via porta USB (se estiver disponível), ou usando apenas o teclado do computador, são oferecidas centenas de opções, que variam desde sucessos populares internacionais, até músicas clássicas e trilhas sonoras de jogos. Tudo em uma interface simples e com níveis de dificuldade que vão desde o novato até o extremo.

E colocá-lo em operação é fácil. Como o site oficial está em japonês, e o pacote inclui apenas um exemplo, transfira a coletânia disponível nesse endereço, com mais de 500 músicas prontas para usar. Ele está armazenado nos servidores do RapidShare.com, e para transferí-lo, basta seguir essas simples instruções:

· 1) Visite esse endereço.

· 2) Clique no botão "Free", como demonstrado na figura.



· 3) Após alguns segundos, será exibida uma sequência de 4 letras e/ou números. Digite-os na caixa localizada logo abaixo e clique no botão "Download from...", como demonstrado a seguir. Note que gerenciadores de download não são suportados, sendo necessário transferí-lo usando o próprio navegador, e que o arquivo é de 10Mbytes.



Após transferí-lo, descompacte-o em uma pasta à sua escolha e dê um duplo clique em doremi.exe. Ative a opção Key Set para conhecer ou alterar as teclas que controlarão o piano (por default, somente duas oitavas estão definidas), pressione Esc para voltar ao menu principal e ative Start. A relação das músicas disponíveis será exibida, com informações como o título e o nível de dificuldade. Navegue usando as setas do cursor e pressione ENTER para carregar uma música, selecionando Normal para iniciar o jogo ou Auto Play para estudá-la antes de se aventurar em um desafio. A tela principal será exibida em seguida, com um piano na porção inferior da janela e uma série de colunas, cada uma representando uma nota musical. A melodia é composta pelos pequenos botões que descem continuamente pela tela, devendo ter suas respectivas teclas pressionadas no momento exato em que elas passarem pela linha dupla que divide o teclado virtual. Quanto maior o número de acertos, mais pontos são acumulados, contabilizados nas estatísticas que exibem a performance ao término de cada partida.


Na relação de músicas, muitas estão impressas com caracteres "estranhos" por estarem nomeadas em japonês. Mas todas são funcionais, bastando carregá-las para ouví-las e jogá-las.



Dependendo da música, serão exibidas duas ou mais oitavas do piano. Caso a música ativada tenha mais de duas oitavas, certifique-se que as suas respectivas teclas estão configuradas no programa.


Funcionando de forma similar, mas simulando um completo kit de percussão, o igualmente gratuito DTXMania também merece destaque. Podendo ser controlado pelo teclado ou por uma bateria eletrônica compatível (conectada via USB), o game coloca à prova a agilidade motora do jogador usando como base um acervo variado de músicas conhecidas do universo pop-rock, divertindo até quem não tem um real interesse no aprendizado do instrumento, mas que não dispensa um desafiador teste de habilidade. Mesclando vídeo-clipes frenéticos e efeitos sonoros, como a incentivadora reação de uma platéia após a conclusão de um trecho mais complicado, para rodá-lo visite esse endereço, clique no link "DTXMania061.zip" para transferí-lo e descompacte-o em uma pasta. Como o pacote não acompanha nenhuma música, há centenas disponíveis gratuitamente no site GDAMania, bastando fazer um cadastro simples, ingressar na conta recém-criada e clicar no link Downloads.

Por seu moderado grau de dificuldade, é indicado transferir primeiro a música I Only Want to be With You (9.5Mbytes), descompactando-a em uma nova pasta no diretório sysdata do jogo para que ela possa ser reconhecida pelo sistema. Inicie uma partida ativando o item Game Start, pressione ENTER e controle cada um dos sete itens do kit de bateria usando o intervalo de teclas Z-M. O jogo oferece uma série de opções de configuração interessantes, como a que permite ativar alguns dos itens automaticamente, sendo ideal para os iniciantes ainda não acostumados com o acionamento frenético do HiHat em algumas músicas.


Obter o maior número possível de pontos e continuar no jogo, pressione a tecla corresponde ao item de bateria no momento exato em que o bloco atravessa a linha.



Ao término de uma seção, estatísticas gerais com a performance do jogador são exibidas.


Outras músicas compatíveis com o DTXMania e que merecem destaque: After a Hard Day (14.7Mbytes), que também inclui teste de habilidade para tocar guitarra e contra-baixo; Jet World (13.4Mbytes); e Burn (4.7Mbytes), clássico do Deep Purple que apresenta complicadas passadas que irão agradar aos jogadores mais experientes. O processo de instalação é o mesmo.


Para instalar as músicas de forma a serem reconhecidas pelo jogo, descompacte-as no subdiretório sysdata, cada uma em sua própria pasta.


Uma versão adaptada de Guitar Hero para computadores não poderia ficar de fora, e Frets on Fire não decepciona. Compatível com Windows, Linux e Mac, com suporte para um variado acervo de músicas, o jogo pode ser obtido gratuitamente nesse endereço.

Competindo Online!




Menos sofisticados, mas com a vantagem de serem mais simples por rodarem diretamente na janela da navegador, Flash Flash Revolution, Drum2Net (esse pode ser transferido localmente, se for desejado) e Tenacious D também são ótimas opções de entretenimento, oferecendo uma boa variedade de gêneros musicais e mantendo uma acirrada disputa online entre jogadores na tentativa de conquistar o topo no ranking geral. Para todos os três, é recomendável estar conectado via banda larga.

Domine o Teclado, Brincando.

Para aumentar a habilidade em manipular o teclado, a ponto de escrever longos textos sem que seja necessário olhar para as teclas, nem sempre a melhor opção é passar por longos e geralmente tediosos exercícios de datilografia. Jogos especializados em promover a intimidade com as teclas, em que o sucesso para completar as missões depende exclusivamente da precisão e da rapidez em digitar certas palavras no teclado, existem aos montes, como o interessante TypeStriker XE. Empregando elementos comuns aos jogos de combate espacial, e contando com efeitos visuais deslumbrantes, são oferecidos ao todo 5 estágios, que desafiam o jogador a defender o seu espaço aéreo digitando as palavras que estão impressas ao lado dos invasores.


Para combater as ameaças, basta digitar as palavras impressas próximas das naves invasoras. Fácil? Que nada! Para conquistar todos os cinco estágios, é preciso rapidez e precisão. Divertimento garantido, e que a médio prazo poderá aumentar substancialmente o domínio do teclado.


Lançado recentemente para uso gratuito (antes era preciso licenciá-lo por 10 dólares), o jogo pode ser obtido nesse endereço (escolha o primeiro link, Full Version). Sem precisar se cadastrar, a chave de ativação está disponível nesse endereço. Uma relação com outros jogos especializados em ensinar a como ter domínio do teclado, ao mesmo tempo em que o jogador se diverte, pode ser conferida nesse link.

Recordar é Viver!
CGW oferece gratuitamente as suas 100 primeiras edições!



Em comemoração ao seu aniversário de 25 anos, a Computer Gaming World, conceituada revista norte-americana especializada em jogos para computador, e que agora foi rebatizada como Games For Windows: The Official Magazine, realizou um feito inédito: disponibilizou as 100 primeiras edições para transferência gratuita. Compreendendo desde a inauguração, em novembro de 1981, até a edição comemorativa de 11 anos, no final de 1992, é possível acompanhar toda a história e a evolução dos jogos durante o período, percorrendo desde a remota era do byte lascado, até o lançamento dos primeiros títulos que ajudaram a revolucionar a maneira com que jogamos atualmente.

Todas as edições estão no formato PDF e podem ser transferidas individualmente. Uma leitura e tanto para os nostálgicos, estudiosos da área e curiosos em geral, que certamente acharão graça ao (re)ver alguns dos revolucionários lançamentos anunciados naquela época.

Jogos Por Um Fio.

O estrondoso sucesso de Line Rider, passatempo criado sem maiores pretensões por Bostjan Ladez e que virou a mais recente febre na internet, resultou no surgimento de uma série de jogos similares que compartilham o mesmo conceito, embora nem sempre com o resultado esperado. Tendo como objetivo desenhar com um lápis virtual um caminho tortuoso a ser percorrido pelo simpático personagem montado em um trenó, o jogador, que tem total liberdade para rabiscar os mais diversos tipos de obstáculos --rampas, precipícios e até loops, entre outros--, precisa levar em conta as leis da inércia e da gravidade para mantê-lo o maior tempo possível em movimento. Tarefa nada fácil, embora seja bastante divertido e desafiador.

E entre as inúmeras cópias descaradas e as versões experimentais pouco funcionais, o quebra-cabeças Draw Play é o único que tem recebido merecida atenção. Com o propósito de guiar o personagem até que uma bandeira seja alcançada, o jogador precisa evitar as várias armadilhas que estão posicionadas estrategicamente na tela, de forma similar aos jogos de plataforma convencionais. A diferença, no entanto, é que não há plataformas pré-definidas: é o próprio jogador que deve "desenhar" o caminho a ser percorrido pelo personagem, encontrando a melhor maneira de escapar das emboscadas. Com vinte estágios, gráficos simplificados e um ótimo grau de dificuldade, o controle é feito usando as setas do cursor e o mouse, que traça a superfície a ser percorrida.

Em tempo: embora Line Rider apresente gráficos simples em 2D, é possível criar verdadeiras obras de arte, como nos espetaculares vídeos Jagged Peak Adventure e Die at the Slopes, ambos disponíveis na seção Movies do site oficial. Muitas das técnicas usadas nessas animações podem ser aprendidas no ótimo fórum de discussão, que também oferece tutoriais e ferramentas para os jogadores mais aficionados. E para quem ainda não o conhece, é recomendável transferir a versão standalone, disponível na área Downloads e que roda mais suavemente do que na janela de um navegador.

Quebra-Tijolos, na Faixa!


Para comemorar seu aniversário de 9 anos, a Reflexive Arcade está oferecendo o excelente jogo Ricochet Xtreme!, de forma totalmente gratuita.


Também comemorando aniversário, o portal de jogos casuais Reflexive Arcade está oferecendo gratuitamente uma cópia de Ricochet Xtreme!, considerado por muitos como um dos melhores clones de Breakout e Arkanoid para os PC's. Com 170 estágios, ação frenética, 4 arenas diferentes e ótimos efeitos sonoros, para obtê-lo é muito simples: basta visitar esse endereço, criar um rápido cadastro (só são pedidos nome, senha e um endereço de e-mail válido), confirmar a mensagem enviada e receber a chave de ativação, que inclui um link para transferir a versão integral do jogo.


Além dos ótimos gráficos e efeitos sonoros realísticos, ainda é possível instalar um pacote que inclui 40 estágios adicionais, e uma extensão para melhorar os gráficos. Tudo de graça! Imperdível!


Um pacote com 40 estágios adicionais, além da extensão que melhora consideravelmente o visual do jogo, também podem ser transferidos gratuitamente, ativando a aba Updates na página oficial do game. Mas não perca tempo, essa promoção só é válida até 15 de novembro.

Caça-Palavras em Inglês!

Jogos de busca de palavras são ótimos passatempos para quem deseja aprimorar o seu vocabulário em inglês. No site Merriam-Webster, estão reunidos 5 jogos com essa finalidade, com destaques para o Writer's Block, que relembra um cubo mágico onde as palavras devem ser formadas usando apenas as letras de um dos lados; Wordo, cujos blocos devem formar palavras antes de alcançarem o topo da tela; e Fowl Words, espécie de anagrama em que é preciso encontrar todas as palavras em um conjunto limitado de letras.


Usando apenas as letras de um dos lados do cubo, quantas palavras você consegue encontrar, em um limite de tempo de 90 segundos? Aposte, antes de cada rodada, para conquistar um maior número de pontos.



Tetris? Breakthru? Que nada, é Wordo! Tente formar o maior número de palavras, removendo os cubos que representam suas respectivas letras, antes que a pilha atinja o topo da tela. Desafiador, o jogo é ótimo para colocar em prática o domínio do inglês!



Quantas palavras você consegue formar usando um limitado conjunto de letras? Faça o teste, no divertido Fowl Words.


Os jogos, disponíveis nesse endereço, podem ser executados na janela do navegador, ou transferidos localmente para o HD.

Exercitando o Cérebro!
Jogos ajudam a desenvolver o raciocínio, a memória e os reflexos.

Assim como a prática regular de exercícios físicos é importante para manter um corpo esbelto e saudável, o cérebro necessita ser constantemente desafiado para ficar em forma e manter-se perspicaz. Seja por meio do aprendizado de novas habilidades, ou até mesmo o simples ato de completar as palavras-cruzadas do jornal, reservar alguns minutos por dia para se dedicar às atividades que estimulam a capacidade intelectual pode ser um fator determinante para todos que desejam manter a mente sempre atenta e a memória aguçada, não importando a idade.

E embora, a princípio, essas atividades possam parecer cansativas ou monótonas, alguns tipos de jogos também se enquadram nessa categoria, exercitando o cérebro enquanto os jogadores se distraem em um prazeroso entretenimento. Um bom exemplo disso é a série de jogos lançados recentemente para o Nintendo DS, como os populares Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day e Big Brain Academy, que exploram ao máximo o conceito, desafiando o jogador a resolver desde simples equações matemáticas, até quebrar a cabeça solucionando complexos problemas de lógica. Não surpreendentemente, ambos já venderam mais de três milhões de cópias em todo o mundo.

Porém, como o conceito não é nada novo, mesmo quem não possuir o console portátil da Nintendo ainda poderá usufruir dos benefícios trazidos por esses tipos de jogos. Ótimas alternativas para diversas plataformas já estão disponíveis, como a recém-lançada versão 3.0 (lançado hoje!) do divertido Brain Train Age. Através dos seus variados mini-games, divididos em 5 categorias que se desdobram em 3 níveis de crescente dificuldade, o jogador é incentivado a estimular a sua habilidade analítica, a desenvolver o raciocínio para resolver problemas matemáticos com rapidez, a aprimorar a sua memória, a apurar a intuição, e até a colocar em prática todo o seu conhecimento do vocabulário (em inglês).


Em Brain Train Age, alguns passatempos relembram teste de QI. Nesse, por exemplo, é preciso indicar o número exato de quadrados que compõem a figura. Como o tempo é limitado, é necessário ter raciocínio rápido para conquistar pontos e não errar.


Para instalar a versão gratuita, que permite que todos os testes sejam realizados no nível iniciante, basta visitar esse endereço e clicar no ícone Free Download. Concluída a transferência, dê um duplo-clique no arquivo de instalação e siga as simples instruções. Ao iniciá-lo pela primeira vez, clique em Start, crie um perfil (até 3 perfis podem ser criados, o que é ótimo para comparar o desempenho entre os amigos) e ative-o, clicando sobre ele. Contudo, antes de começar com uma bateria de testes, clique em Brain Age Testing para iniciar um interessante exame que tentará indicar a idade cerebral do jogador. O teste é relativamente simples: todas as letras do alfabeto serão exibidos em pequenos botões embaralhados pela tela, sendo preciso clicá-los em ordem alfabética. Como as letras se embaralham novamente a cada rodada, o resultado final levará em conta a agilidade em encontrar as letras, o número de erros cometidos e o tempo total que levou para concluir o teste. É importante lembrar que as letras K, W e Y também estão incluídas, e que o teste pode ser refeito quantas vezes for desejado. Ao voltar à tela principal, clique em General Test para dar início às atividades propriamente ditas.


O teste que tenta indicar a idade cerebral do jogador é muito interessante. Ao fazê-lo, certifique-se de estar bastante concentrado e sem nenhuma distração ao redor, como rádio ou televisão ligados.


E os testes, todos com belos visuais e controlados usando exclusivamente com o mouse, são muito interessantes. Por exemplo, para testar a capacidade analítica do jogador, será preciso apontar quais os itens que aparecem com maior frequência, indicar qual o objeto que não faz parte de um conjunto e até estipular a quantidade correta de blocos em um cenário isométrico, sendo que alguns deles estarão ocultados pelos demais.


Rapidez em realizar cálculos também faz parte dos testes, onde é preciso indicar qual dos dois quadrados acumula o maior valor. Mais uma vez, a questão tempo é crucial...


Para exercitar a memória, um dos testes exibe em uma tabela uma sequência embaralhada de números, que desaparecerão em seguida e que o jogador deverá clicar em ordem crescente nas suas respectivas células. Como todos os testes se reciclam constantemente, oferecendo um número maior de elementos a cada rodada, eles são sempre desafiadores e não se tornam monótonos ou fáceis de serem decorados com o passar do tempo. Ao finalizar uma bateria, um relatório com a performance geral do jogador até aquele momento será exibido.



Para a audiência mais jovem, os passatempos do site Fun Brain são divertidíssimos.


Mas há também os jogos que rodam diretamente na janela do navegador, como o site Games for the Brain. Mesmo que sua interface seja bastante simples, os mais de 30 jogos divertem e ajudam a instigar a massa cinzenta, onde a pontuação conquistada para cada um dos desafios representa o Q.I. do jogador, de acordo com o critério adotado pelo site. Para os mais jovens, além do Brain Buster, citado na próxima nota, o site Fun Brain traz dezenas de atividades, com destaques para o 25 mini-games do jogo de tabuleiro Math Arcade, os testes de habilidade do FunBrain Arcade e a versão simplificada de Sudoku, passatempo que virou uma grande febre no mundo todo.

Finalmente, para todos que gostariam de levar alguns desses mini-games no bolso, podendo jogá-los onde estiver, as versões para PocketPC e SmartPhone de Mr. Genius: Brain Test e Advanced Brain Trainer também não podem faltar na coleção.

Brain Buster!



Tendo como alvo o público jovem, Brain Buster apresenta desafios que exploram quatro áreas distintas do cérebro: reflexos, memória auditiva, probabilidades e reconhecimento espacial de objetos. Desenvolvido pela Intermix Network e oferecendo ótimos gráficos e hilárias animações de um personagem cerebral, o jogo roda diretamente na janela do navegador, nesse endereço.

Jogos Também Usam Sequênciadores!
Seqüenciadores não são uma exclusividade dos DJ's. Eles também podem ser encontrados em jogos, como no divertido A Break in the Road 2. Com o desafio de se tornar um produtor musical de sucesso, o jogador deve criar um megahit, usando como base os ruídos característicos de uma cidade. Após capturá-los com um microfone e concluir a montagem, o veredito será dado pelos exigentes frequentadores de uma danceteria.




Gratuito, com belos gráficos e uma animação de primeira, confira-o nesse endereço.