Remake de Gyruss e Mais!
Na primeira metade da década de 80, alguns dos jogos mais populares dos arcades eram aqueles onde você precisava destruir as naves alienígenas que estavam tentando invadir a Terra. Space Invaders, Galaxian, Phoenix e tantos outros do mesmo estilo fizeram um considerável sucesso na época (e até hoje, através dos inúmeros remakes), mesmo sendo bastante parecidos entre si: a sua nava ficava na porção inferior da tela, tentando abater os inimigos que se aglomeravam na parte superior.
Em 1983, a Konami tentou revolucionar um pouco os jogos deste estilo lançando o agora clássico Gyruss. Nele, a sua nave não ficava presa na parte inferior da tela e sim se movimentando por toda a extensão do campo de batalha, girando sobre o eixo de um círculo imaginário. Os inimigos surgiam a partir do interior deste círculo, demandando uma maior habilidade e muita rapidez do jogador para conseguir se livrar de todos eles.
Se você quiser relembrar como era esse jogo, há dois caminhos que podem ser seguidos: transferir o maravilhoso e gratuito emulador de máquinas de fliperama MAME e jogar a versão original (será necessário transferir também o arquivo com os ROMs originais do jogo, tarefa não muito fácil para quem está iniciando na área de emulação) ou transferir o ótimo e gratuito remake criado pela talentosa equipe do site Devilish. Em New Gyruss, os gráficos e a trilha sonora foram atualizados e rodam nativamente em computadores que tenham o Windows instalado. A transferência do jogo pode ser feita visitando essa seção do site e o arquivo é de apenas 1.9Mbytes (o link está localizado na porção direita da tela, em dois mirrors -- se o primeiro estiver muito lento ou não respondendo, tente o segundo).

Exemplo do remake em execução.
E no mesmo site, você encontra dezenas de outros jogos divertidos e gratuitos para o PC. A listagem está dividida por ano de lançamento (clique, por exemplo, no link 2001, para ver os jogos lançados neste ano). Uma seção com jogos simples que podem ser executados online também está disponível. Não deixe de conhecê-los!